Diario de Pernambuco
Busca

Exposição

Exposição promovida pela Fundaj recorda resistência de canavieiros em greve durante a ditadura

Publicado em: 26/02/2021 11:16

 (Foto: Malu Didier/Divulgação )
Foto: Malu Didier/Divulgação
As poucas informações sobre a greve de canavieiros da Zona da Mata de Pernambuco, em 1979, confirmam que mesmo o passado é um território de disputa. Tida por muitos pesquisadores como uma das mais significativas ações do movimento sindical rural brasileiro, o evento aconteceu nos municípios de Paudalho e São Lourenço da Mata, durante a Ditadura Militar. Nesta segunda-feira (8), essa história pode ser reconhecida na exposição Jogo da Memória, criada pelos artistas Marcela Lins e Guilherme Benzaquen. A abertura do projeto será promovida virtualmente no canal da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no YouTube. Mas também poderá ser conferida fisicamente a partir do dia 9, das 10h às 16h, na Galeria Baobá.

O jogo faz parte da 5ª edição do projeto Residências Artísticas, da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), da Fundaj. De acordo com a organização, o resultado da investigação deveria ser apresentado no segundo semestre de 2020, mas precisou ser adiado devido à pandemia de Covid-19. Na montagem, o público poderá conferir diversos fragmentos em formato 12 x 12 cm de fotografias deste e de outros movimentos atrelados a canavieiros; depoimentos em vídeo dos grevistas; documentos extraídos do Serviço Nacional de Informações (SNI), que atestam um mapeamento do movimento feito pelos militares e um gaveteiro de telegramas fictícios.

Em um dos pavimentos, o visitante poderá conferir o Gaveteiro de Memórias. Nele, um móvel reúne 10 mil telegramas fictícios construídos a partir do relato de quatro grevistas que participaram ativamente do ato. Ao todo, os artistas destacaram 155 trechos e um telegrama em branco.

Serviço
Exposição Jogo da Memória, de Marcela Lins e Guilherme Benzaquen
Estreia: 8 de março, no canal oficial da Fundaj, no YouTube
Visitação: 9 de março a 30 de abril
Horário: terças às sexta-feiras, das 10h às 16h
Local: Galeria Baobá (Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife)
Gratuito





Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL