Diario de Pernambuco
Busca

Ferramenta

Em Pernambuco, plataforma na internet vai facilitar acompanhamento de exames da Covid-19

Publicado em: 25/02/2021 18:23

 (Foto: EM/Divulgação)
Foto: EM/Divulgação

Em continuidade às medidas de enfrentamento ao avanço dos casos de Covid-19 em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou, nesta quinta-feira (25), o lançamento de uma plataforma, com acesso por meio do computador, tablet ou smartphone, para facilitar o acesso ao resultado de exames da doença. A ferramenta, batizada de “Meu Exame”, vai possibilitar ao paciente, que realizou o teste RT-PCR na rede pública, o acompanhamento de todo o processo de forma digital, conferindo o processamento da amostra e o resultado.

De acordo com o governo do estado, nestes primeiros dias, o sistema funcionará em fase-piloto, possibilitando o acesso aos resultados de coletas realizadas nos cinco centros de testagem sob gestão estadual (Geraldão, Cecon, Ceasa, Cefospe e Secretaria Estadual de Educação). Conforme o órgão, a ideia é expandir, ao longo das próximas semanas, a iniciativa para a população que realizou a testagem em serviços ligados aos municípios. A plataforma pode ser acessada no link meuexame.saude.pe.gov.br

Conforme com o secretário de Saúde, André Longo, o usuário precisará preencher, obrigatoriamente, alguns dados pessoais (nome completo, número de CPF e data de nascimento), a data da coleta e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e usado pelos Estados e municípios.

“Será mais uma estratégia de apoio à população durante a pandemia da Covid-19 com o auxílio da tecnologia. Além de otimizar a divulgação dos resultados dos exames, a plataforma evitará que os cidadãos precisem se deslocar para os centros de testagem ou entrar em contato em busca de informações”, afirmou o gestor.

A numeração pode ser disponibilizada para o usuário pela própria equipe responsável pelo cadastro e realização da testagem no momento da coleta. Já a partir da próxima semana, de acordo com a SES, a população que realizar o RT-PCR nos centros estaduais, receberá, no momento da coleta, cartão com todas as informações necessárias para consulta posterior no Meu Exame.

Variantes
Com maior poder de contágio, a variante brasileira da Covid-19, chamada de P1, gerou temor sobre a possibilidade de novo colapso na saúde. Em Pernambuco, dois casos foram registrados e, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, teriam aportado através de pacientes transferidos da cidade Manaus, no estado do Amazonas. De acordo com o secretário André Longo, não houve confirmação de registro de mais casos de variantes. Segundo ele, não está descarta a possibilidade de ocorrências, mas seria necessário ampliar o trabalho de busca.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL