Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Jaboatão inicia vacinação contra a Covid-19 e terá agendamento on-line

Publicado em: 19/01/2021 15:33

 (Leandro de Santana/Prefeitura de Jaboatão)
Leandro de Santana/Prefeitura de Jaboatão
O município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, recebeu 13.356 doses da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (19). Os imunizantes serão aplicados nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate a doença. No município, quem recebeu a primeira dose foi a técnica de enfermagem, Nayara Silva Rodrigues, na base do SAMU, em Piedade. De acordo com a prefeitura, a cidade possui estrutura para armazenar mais de 600 mil doses em câmaras frias.

“Essa vacina renova as nossas esperanças. As doses virão por etapas, por isso é fundamental que todos mantenham o uso da máscara, a higienização e o distanciamento social, até todos estarem imunizados. Tão importante quanto a vacina, são os cuidados que devemos tomar”, disse o prefeito Anderson Ferreira (PL). As doses também serão aplicadas em profissionais que atuam em UTI Covid-19, SAMU, enfermaria SRAG, UPA, vacinadores, coletadores nos exames de RT-PCR e equipe da Vigilância Epidemiológica que trabalha diretamente nos casos da pandemia.

Segundo a gestão municipal, a vacinação foi dividida em quatro fases. Nesta primeira etapa estão sendo vacinados os profissionais da saúde e idosos, que também já têm garantida a segunda dose. Na quarta-feira (20), a vacinação também atenderá aos 1.200 idosos e funcionários das 24 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) cadastradas em Jaboatão.

Para a técnica de enfermagem do SAMU, Nayara Silva Rodrigues, que recebeu a primeira dose no município, o imunizante representa esperança. “Nós, que estamos na linha de frente, sabemos o que é essa doença. Todos os dias ajudamos a salvar vidas e, agora com essa vacina, temos a esperança de que tudo vai melhorar. Ter sido a primeira foi muito emocionante”.

Agendamento pelo aplicativo

De acordo com a Prefeitura de Jaboatão, a vacinação no município será feita através de agendamento. “Vamos fazer o agendamento da data, hora e local através do aplicativo De Olho na Consulta, que pode ser baixado no celular e terá uma aba exclusiva para a vacinação contra a Covid-19. Mas também teremos pontos nas policlínicas da rede municipal de saúde, onde nosso pessoal dará apoio a quem necessitar. O agendamento é importante para evitar aglomerações. Além disso, vamos identificar quem precisa ser atendido em domicílio e também marcaremos a vacinação em um local próximo à residência da pessoa”, explicou o prefeito.

Ainda segundo o gestor, conforme a chegada das doses, serão montados pontos para atender a população. “Já temos estrutura, câmaras frias para armazenar mais de 600 mil doses e pessoal treinado. Montaremos pontos de drive-thru”, finalizou.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL