Diario de Pernambuco
Busca

MEMÓRIA

Dose de vacina contra Covid-19 vira peça de museu em Vitória de Santo Antão

Publicado em: 26/01/2021 14:31

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Na manhã desta terça-feira (26), a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, por meio da Secretaria de Saúde, entregou ao Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santão (IHGVSA) as primeiras ampolas e a primeira seringa utilizadas para vacinar a população do município contra a Covid-19. Os materiais agora fazem parte do acervo do museu para que as futuras gerações possam conhecer um pouco da história do período da pandemia do Coronavírus.

Realizada pelo prefeito do município, Paulo Roberto, e pelo secretário de Saúde, Eudes Lorena, a entrega do material aconteceu em cerimônia com a presença do presidente do IHGVSA, Pedro Ferrer, o vice-presidente, Cristiano Pilako, e outros integrantes da instituição. “A chegada da primeira dose representa um momento histórico para o registro de uma esperança de um tempo novo para a cidade e para o povo que sofreu com a pandemia”, pontuou o secretário de Saúde, Eudes Lorena.

A entrega dos materiais que agora estão guardados para posteridade também foi destacada pelo prefeito Paulo Roberto. “São pequenos atos como esse que ficam marcados na história, e o guardião da história de Vitória, o Instituto Histórico, ficará responsável por conservar o símbolo do início da vacinação na nossa cidade”, disse.

Os frascos e a seringa ficarão expostos no setor antropológico do museu. “Nós fizemos um apelo à prefeitura e, agora, agradecemos por termos sido atendidos, porque essas peças são de extrema importância para nosso museu”, celebrou o presidente do IHGVSA, Pedro Ferrer.

Vacinação

A primeira pessoa a receber a vacina contra o Coronavírus em Vitória de Santo Antão foi a técnica de enfermagem do Hospital Santa Maria de Fátima Santana, 56. A imunização ocorreu no último dia 19, em ato simbólico, na Unidade de Pronto Atendimento Especializado (UPA-E). Na ocasião, outras cinco pessoas foram vacinadas. De acordo com a secretaria de Saúde, o município registrou 2.478 casos confirmados da Covid-19 e 176 mortes pela doença, até a última segunda-feira (25).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL