Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Turismo Criativo

Projeto comandado por Leopoldo Nóbrega chega ao fim com qualificação em comunidades do Recife

Publicado em: 25/12/2020 09:52 | Atualizado em: 25/12/2020 10:33

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Depois de atravessar um ano tão desafiador para o Turismo, aderecistas, artesãos e moradores de comunidades que atuam com o Turismo Criativo celebraram, na última quarta, o encerramento do curso em Cerâmica Artística, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Ao todo, foram realizados 16 encontros, contemplando duas comunidades da Bom do Hemetério, na Zona Norte do Recife, e do Totó, na Zona Oeste. A última etapa será na próxima terça-feira (29), com a fixação da placa sinalizativa no Sítio de Pai Adão, em Água Fria.

Durante a qualificação liderada pelo multiartista Leopoldo Nóbrega, foram desenvolvidas técnicas de modelagem em cerâmica e de trabalho em mosaico para confeccionar de forma co-criativa as placas de sinalização turística. Essas placas serão agora implantadas em locais estratégicos da cidade com potencial para o Turismo Criativo. O curso que foi oferecido era uma das diretrizes do eixo de Estrutura do Plano de Turismo Criativo do Recife e reuniu 12 artistas e moradores da Bomba do Hemetério e do Totó.

De acordo com a Secretaria de Turismo da cidade, os participantes trabalharam juntos em todos os momentos, desde a elaboração da ideia até o resultado final, realizando investigações sobre a história e a identidade de cada localidade. "A ideia é que as placas que serão afixadas façam parte de um circuito turístico e cultural para a nossa cidade", pontuou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

A qualificação também gerou impacto sócio territorial, desenvolvendo novas habilidades artísticas junto aos artesãos participantes e melhorando a estruturação turística dos locais. Leopoldo Nóbrega, que assinou nos últimos dois anos a escultura da alegoria gigante do Galo da Madrugada, utilizou diversas técnicas de co-criação junto aos participantes para a chegada do resultado final.

A gerente geral de inovação turística da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer da capital, Karina Zapata, citou a importância do projeto. "Muito importante para a organização e sustentabilidade de destinos turísticos que haja uma combinação simultânea de ações voltadas à formação, governança e estruturação, de modo a criar profissionalismo, cultura da cooperação e organização física com espaços mais simpáticos, mimosos e identitários, capazes de revelar a essência criativa dos locais".

A integrante do Grupo Bomba Cultural, Ana Corintha, afirmou se sentir grata com a participação. "O aprendizado foi muito rico. Tivemos a oportunidade de conviver com pessoas talentosas e com muita energia positiva. Eu já conhecia o trabalho de Leopoldo e, agora, tê-lo como mentor foi uma experiência inesquecível. Gratidão é a palavra que define o meu sentimento", disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Incêndio em fábrica de vacinas deixa cinco mortos na Índia
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 21/01
Variante britânica do coronavírus continua a se espalhar pelo mundo
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão - Genética do sangue
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco