Diario de Pernambuco
Busca

UPA

Unidade de Saúde especializada é aberta no Ibura com capacidade de 25 mil exames mensais

Publicado em: 18/11/2020 16:33 | Atualizado em: 18/11/2020 16:41

 (Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife)
Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife
O bairro do Ibura, zona sul do Recife, inaugura hoje (18) a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Professor Fernandes Figueira. O equipamento, que tem capacidade de realizar mensalmente cerca de oito mil consultas, além de 25 mil exames e diagnósticos, recebeu investimento de R$ 10 milhões da prefeitura do município. Nesta abertura, a unidade funcionará com consultas agendadas em cardiologia, endocrinologia, nutrição e pré-natal de alto risco, além de exames de ultrassonografia e eletrocardiograma.

De acordo com a prefeitura, o equipamento é especializado para realizar consultas nas áreas médicas de cardiologia, reumatologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrino e exames de ultrassonografia e eco. “Tem também aqui nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, esse é um gargalo que existe no SUS em todo o Brasil e a UPA Especialidade vai oferecer para a Zona Sul e Zona Oeste do Recife todos esses atendimentos”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, são 20 tipos de exames para apoio diagnóstico que estarão disponíveis à população, entre eles ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x, nasofibroscopia, endoscopia, colonoscopia, audiometria e exames oftalmológicos.

“A UPA vai atender diversas especialidades médicas e vai também ter todos os exames relacionados a essas atividades. Além da consulta com o cardiologista vai ter o ergométrico, o ecocardiograma e também o holter e o MAPA, todos os exames necessários para uma avaliação cardiológica. E isso se repete em diversas outras especialidades como otorrinolaringologia, neurologia, psiquiatria e também o ginásio de fisioterapia para atender e fazer a reabilitação das pessoas”, explica o secretário de Saúde do Recife Jaílson Correia.

A Unidade Pública de Atendimento Especializado abriga 16 consultórios, salas para pequenos procedimentos, recepção com capacidade para acomodar 56 pessoas sentadas, farmácia, sala de coleta de exames, ginásio de fisioterapia, auditório, refeitório, salas de repouso e observação, banheiros adaptados. Todos os atendimentos serão agendados por meio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. A Unidade funcionará em três turnos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e atenderá, prioritariamente, a população de bairros das Zonas Sul e Oeste da cidade.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL