Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Prevenção

Recife oferece 1.200 exames de mama gratuitos em novembro

Publicado em: 03/11/2020 16:08

 (Foto: Ikamahã/Arquivo Sesau PCR)
Foto: Ikamahã/Arquivo Sesau PCR
A partir da próxima quarta-feira (4), mulheres entre 50 e 69 anos moradoras do Recife vão poder realizar exames para prevenção ao câncer de mama no mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife. Neste mês, serão oferecidas 1.200 vagas de mamografia. O caminhão vai circular em 18 ações nos oito Distritos Sanitários da capital pernambucana.

Seguindo as recomendações do Plano de Convivência com a Covid-19 para evitar a transmissão do novo coronavírus, o atendimento das usuárias será feito apenas por horário previamente marcado. De segunda a sexta-feira, os agendamentos estarão limitados a 60 vagas por dia, sendo 30 pela manhã, das 8h às 12h, e outras 30 à tarde, das 13h30 às 17h. Haverá um sábado com atendimento nesse mesmo esquema.

Os agentes de saúde farão a busca ativa na comunidade para identificar quais mulheres estão dentro da faixa etária de rastreio e, posteriormente, a equipe da unidade de saúde entrará em contato com as usuárias para marcar a data e horário do exame, como forma de evitar aglomerações nos locais. As mulheres interessadas em fazer o exame também podem ir até a unidade de saúde onde são cadastradas para solicitar o agendamento.

Como medida de proteção, as mulheres que forem fazer a mamografia devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras. Nos locais onde o caminhão estará estacionado, será mantido o distanciamento entre as usuárias, além de estarem disponíveis água e sabão ou álcool a 70% para higienização das mãos.

Para fazer o exame, é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O resultado do exame é entregue em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde de referência para pegar um encaminhamento.

A lista completa dos locais por onde o veículo passará está disponível no site da Prefeitura do Recife, o www.recife.pe.gov.br.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vídeo mostra confusão envolvendo agentes da CTTU em Santo Amaro
Brasil: PIB deve crescer 8,8% no terceiro trimestre
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão #157 Doença em destaque: filariose
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/12
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco