Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Teatro

Peça Baile do Menino Deus será televisionada este ano

Publicado em: 11/11/2020 18:02 | Atualizado em: 11/11/2020 18:21

 (Peu Ricardo/DP)
Peu Ricardo/DP
Há 17 anos o espetáculo Baile do Menino Deus encanta multidões, em apresentações realizadas no período natalino, no Marco Zero do Recife. Com a pandemia, a atração será transmitida este ano em formato de filme pela televisão nos dias 23, 24 e 25 de dezembro. É a primeira grande produção audiovisual no estado, que se realiza desde o começo da pandemia.

“O Baile do Menino Deus já uma tradição de natal do Recife e de Pernambuco. Então a gente fez um esforço muito grande e desafiador para realizar esse espetáculo. A pandemia é também uma grande oportunidade para o espetáculo, que vai ganhar um formato que pode abranger muito mais que seu público original”, afirma a diretora de produção Carla Valença.

O longa, que é inédito, se orienta nas tradições de festas e representações teatrais do ciclo natalino, incorporadas às mais diversas culturas, sejam do continente africano, dos povos indígenas do Brasil ou da cultura ibérica da Europa. O Diario acompanhou o último ensaio geral com o elenco do filme, que começa a ser gravado nesta quinta-feira (12).

Cerca de 300 pessoas estão envolvidas na produção da peça teatral que será filmada, sendo 67 artistas que se apresentarão ao longo de 1h de duração. Quatro câmaras, jogos de luzes e cenários adaptados, remontam a peça era encenada no Recife. De acordo com a organização do evento, a média de público nos anos anteriores era de 70 mil pessoas no Marco Zero. Para a diretora de produção, a edição deste ano, com a transmissão na televisão e redes sociais, permite o público ter outro olhar sobre a peça. “O espetáculo é o mesmo, mas agora teremos o olhar de um telefilme, com mais detalhes. As pessoas poderão ver as cenas de uma maneira muito mais próximas. É muito importante dizer que é um espetáculo de teatro em formato de telefilme e a primeira produção nesse período em todo estado”, acrescenta.

Mesmo com o novo formato, a arte e a poesia serão os ingredientes principais da atração. “Tem alguns ajustes de textos que são bem atuais, tem haver com o que o Brasil tem passado, vamos trabalhar a subjetividade do espectador. Tem um texto que fala sobre as portas fechadas. E as portas precisam se abrir. Nesse momento de isolamento, toma outra dimensão”, explica diretora do telefilme Tuca Siqueira. 
A diretora afirma que a obra televisionada é um convite para que as pessoas não se isolem emocionalmente. “Eu acho que é para cuidarmos dessas nossas portas que estão fechadas, e que não podemos deixa-las dessa forma. É um convite para que as pessoas se isolem fisicamente, mas não se isolem de maneira afetiva”, afirma Tuca.

O ator Arilson Lopes, que há 17 anos interpreta o personagem Mateus I, afirma que a espetáculo tem uma característica peculiar por celebrar o nascimento. “Nascimento é sempre uma grande celebração. É uma crença que pode mudar a nossa fé e a nossa esperança. Principalmente no momento em que a gente está tão abalado, com tantas coisas acontecendo neste ano difícil, manter a fé, a esperança e, principalmente, se deixar se sensibilizar pela poesia, pela ludicidade e pela força da música que o baile tem, é um alento para todo mundo”.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a exibição da atração ocorrerá pela Rede Globo, nos dias 23, 24 e 25 de dezembro em horário a ser divulgado. “Depois de muitas incertezas, talvez o ano mais difícil da minha vida, nós conseguimos reunir animo, coragem, vontade e desejo de criar”, afirma Ronaldo Correira de Brito, um dos escritores da peça teatral. “A minha mensagem é de que tenham fé e tenham esperança, acreditem. Lutem por dias melhoras, façam dessa grande provação que estamos passando, em força para se transformar e transformar o mundo”, pede o escritor.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vídeo mostra confusão envolvendo agentes da CTTU em Santo Amaro
Brasil: PIB deve crescer 8,8% no terceiro trimestre
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão #157 Doença em destaque: filariose
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/12
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco