° / °

Vida Urbana
Protesto

Manifestante é detida durante protesto antirracista em Boa Viagem

Publicado: 21/11/2020 às 14:47

/Foto: Ananda Barcellos/Esp.DP

/Foto: Ananda Barcellos/Esp.DP


A comoção pelo caso de João Alberto, homem negro morto por dois seguranças brancos do Carrefour de Porto Alegre (RS) na última quinta-feira (19), ganhou repercussão em Pernambuco com um protesto realizado neste sábado (21). A manifestação ocorreu em frente ao Carrefour da Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Com início por volta das 11h, o protesto acabou com a detenção de uma das organizadores do evento, chamada Luciana.

Os manifestantes chegaram a cercar o carro em que a Luciana estava, impedindo o acesso dos policiais. "A gente concluiu o ato na frente do Carrefour, mas houve pessoas que entraram. Eles estão querendo prender a manifestante que estava pedindo para todo mundo sair. Ela está dentro do táxi e estamos tentar liberar os fatos para ela poder ir embora", afirmou, no momento, Monica Oliveira, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

Mais de dez viaturas chegaram no local. Os policiais espirraram spray de pimenta contra os manifestantes. Por volta das 13h40, a militante detida foi conduzida a outro veículo e levada à Delegacia de Boa viagem. O grupo dispersou com a chegada de mais carros de polícia.

"É um absurdo que as pessoas estejam protestando contra o racismo e venha o racismo institucional prender elas. Estamos indo para a delegacia, já acionamos o poder público. Não é possível que o poder público seja conivente com esse tipo de coisa", relatou a co-deputada das Juntas, Carol Vergolino. Quatro advogados, incluindo o récem-eleito vereador de Olinda Vinícius Castello (PT), foram acompanhar o caso na Delegacia. A manifestante foi liberada ainda pela tarde.
Mais de Vida Urbana