Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Imunização

Jaboatão ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite alcançando 98%

Publicado em: 05/11/2020 08:30

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes superou a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 95%, tendo alcançado cerca de 98% do público-alvo na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Até a última quarta-feira (4), foram imunizadas 37.272 crianças de seis meses a cinco anos de idade.

Para conseguir atingir a meta do Ministério da Saúde, a prefeitura precisou adotar várias estratégias como a realização do “Dia D” e a manutenção de salas de vacinação abertas em todas as unidades de saúde do município. Além disso, desde o dia 5 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde montou equipes volantes que se revezaram em áreas de difícil acesso, com reforço domiciliar para crianças com deficiência.

Zelma Pessôa, secretária Municipal de Saúde, afirmou que o resultado é motivo de comemorar, tendo em vista que a vacinação teve baixa adesão no Brasil pelo quinto ano consecutivo. “Mesmo com a poliomielite sendo considerada erradicada no país, a imunização continua sendo importante para evitar os dois principais tipos da doença: a não-paralítica, que tem sintomas mais leves como uma simples dor de cabeça ou febre; e a paralítica, que apresenta quadro com lesões neurológicas, causando flacidez dos músculos, que acabam não se desenvolvendo”, informou.

Embora o município tenha batido a meta de imunização, a campanha precisou ser prorrogada até o dia 13 de novembro em todo território pernambucano. Segundo um balanço divulgado pelo governo estadual, faltam 191.927 crianças para chegar à totalidade da população nessa faixa etária, que é de mais de 549 mil pessoas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Resumo da semana: repercussão das eleições, gastos parlamentares e receio de novo lockdown
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 04/12
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco