Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Novembro Roxo

Hospital das Clínicas oferece programação online sobre bebês prematuros

Publicado em: 13/11/2020 18:14

 (Foto: Monique Renne/Esp. CB/D.A Press)
Foto: Monique Renne/Esp. CB/D.A Press
“Juntos pelos prematuros, cuidando do futuro” é o tema da campanha Novembro Roxo e do Dia Mundial da Prematuridade em 2020, lembrado no próximo dia 17. No Hospital das Clínicas da UFPE, as ações deste ano serão on-line, com apoio do Núcleo de Telessaúde (Nutes) da UFPE, para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus – a exemplo do que já havia acontecido no Agosto Dourado, campanha de apoio à amamentação. A programação vai de 16 até 23 deste mês.

O Novembro Roxo tem como objetivo promover a sensibilização sobre a prematuridade, alertando sobre o crescente número de partos prematuros e suas consequências para os bebês, suas famílias e para a sociedade. Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, a data será diferente, priorizando interações online no lugar das presenciais.

“A prematuridade é a principal causa de óbito em crianças menores de cinco anos, com uma morte de recém-nascido a cada 30 segundos em todo o mundo. É importante gerar a sensibilização sobre esse assunto até porque o parto prematuro pode ser prevenido com um pré-natal adequado com a identificação de complicações da gestação, que podem desencadear o parto prematuro, como pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, infecções durante a gravidez e idade da gestante superior a 35 anos”, explica a chefe da Unidade Neonatal, Carmen Aymar.

A abertura das ações será na próxima segunda-feira (16), a partir das 8h, no hall da Portaria 1, com a exibição de vídeos sobre o assunto, bem como a já tradicional decoração no local. Nesse mesmo dia, às 14h, acontece a primeira palestra on-line “Amamentando o bebê prematuro”. A programação prossegue com palestras on-line, sempre às 14h, dos dias 17 até 20 e em 23, e está disponível, junto com o link de acesso, no site do evento.

O Hospital das Clínicas da UFPE é um dos serviços de referência para atendimento à gestação de alto risco da rede SUS do Estado, com acompanhamento pré-natal de excelência, assim como possui a Unidade Neonatal com equipe multiprofissional, capacitada para o atendimento humanizado aos pequenos pacientes.

São considerados prematuros os bebês que nascem antes de completar 9 meses ou 37 semanas de gestação. Em todo o mundo, a prevalência de nascimentos de prematuros é de cerca de 10%, ou 15 milhões, dos quais um milhão morrem em decorrência das complicações.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/12
Vídeo mostra confusão envolvendo agentes da CTTU em Santo Amaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco