Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Doação

Hemocentros do Brasil se unem em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Publicado em: 20/11/2020 16:13

 (Foto: Divulgação/ Hemope)
Foto: Divulgação/ Hemope
Em homenagem a Semana Nacional do Doador de Sangue, o Hemope e hemocentros de todo país vão se unir, a partir da próxima segunda-feira (23), para a realização da campanha “Somos todos do mesmo sangue”. A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. A campanha vai até o 28 de novembro.

Cada hemocentro vai desenvolver ações locais com os doadores para incentivar a participação, além de divulgar a campanha através de redes sociais.No Recife, o Hemope estará decorado para homenagear o doador com tapete vermelho. Na segunda (23), será feito um agradecimento, com a representação dos cinco doadores com participação mais expressivas na instituição.

“O Hemope comemora a semana nacional agradecendo, valorizando e reconhecendo a importância do doador de sangue. Este ano, serão cerca de 170 doadores homenageados que, devido à pandemia, agendaremos a sua vinda para receber certificado e, assim, ser reconhecido dentro da instituição, pelo valor, importância e dedicação ao longo dos anos em doar regularmente no Hemope”, ressaltou Josinete Gomes, supervisora da captação de doadores de sangue do Hemope.

“Ver os hemocentros unidos em celebração a essa semana tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade. Só é possível salvar vidas juntos, por isso, venha ao Hemope”, explica a diretora geral do Hemope, Gessyane Paulino.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Moderna espera entregar sua vacina antes do Natal
OMS alerta para situação do Brasil e México na pandemia
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/12
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco