Diario de Pernambuco
Busca

Recife e interior

Governo anuncia novas Escolas Técnicas e mais de 8.000 vagas em cursos gratuitos

Publicado em: 04/11/2020 18:38 | Atualizado em: 04/11/2020 20:54

 (Foto: Heudes Regis/ SEI)
Foto: Heudes Regis/ SEI

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quarta-feira (4), em solenidade transmitida ao vivo pela internet, quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Com a novidade, a rede estadual passa a contar com 50 unidades espalhadas em todas as regiões. Com o reforço, mais de 8,4 mil vagas em cursos técnicos estarão com inscrições abertas a partir desta quinta (5) até o próximo dia 16.

De acordo com Paulo Câmara, a estratégia cria oportunidades para que todos os jovens pernambucanos tenham acesso a um curso técnico profissional, garantindo um diferencial no futuro. “Para termos ideia da dimensão desse número, em 2006 eram apenas seis escolas técnicas em funcionamento. No final de 2014, já tínhamos 27 delas, e agora, temos 50 unidades funcionando em todo o território pernambucano. Isso mostra claramente a priorização do ensino técnico, da mesma forma como já há uma priorização no ensino médio, justamente na busca de que nossos jovens tenham condições de se formar e alcançar seus sonhos”, pontuou o governador.

Uma das novas unidades, a ETE Chico Science, será implantada no bairro de Rio Doce, em Olinda, com foco na área de saúde. Além de Nutrição e Dietética, a escola vai ofertar, pela primeira vez na Rede Estadual, o curso técnico de Farmácia. As obras do prédio estão sendo finalizadas para que a instituição possa receber os estudantes a partir do início do ano que vem. Já as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) Ginásio Pernambucano, na Avenida Cruz Cabugá, e Professor Alfredo Freyre, ambas no Recife; e Nelson Barbalho, em Caruaru, no Agreste Central, estão sendo transformadas em ETEs.

Localizada no bairro de Santo Amaro, próxima ao Porto Digital, no centro do Recife, a nova ETE Ginásio Pernambucano vai dialogar com o contexto tecnológico das empresas locais através da oferta do curso técnico em desenvolvimento de sistemas, na área de tecnologia da informação. O foco será formar profissionais para atender a demanda crescente desse importante polo tecnológico.

A nova ETE Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, na Zona Norte do Recife, será a primeira Escola Técnica de Arte e Cultura da Rede Estadual, oferecendo aos estudantes os cursos de Teatro e de Artes Visuais. Na área da imagem e som, a ETE Nelson Barbalho, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, vai oferecer pela primeira vez na rede estadual os cursos de produção de Áudio e Vídeo e Rádio, TV e Internet. Esses dois projetos buscam fortalecer a vocação para o segmento da economia criativa.

“Este ano são quatro novas unidades, o que significa mais oportunidades. Temos novos cursos que estão sendo apresentados, criando novas opções para os estudantes. Inclusive, é muito interessante a gente perceber que são escolas com perfis diferentes e com vocações diferenciadas para oferecer um leque ainda maior para os nossos jovens”, comemorou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

A criação de uma ETE com vocação para a área da cultura era um compromisso do Governo do Estado e permitirá uma importante parceria com a Secretaria de Cultura. “Tenho certeza de que essa escola terá um impacto extremamente rico na qualificação desses jovens estudantes e futuros profissionais da área, que precisa ser valorizada desde o berço. Essa iniciativa é muito mais do que louvável para que a gente possa fortalecer a profissionalização desses quadros”, afirmou o secretário da pasta, Gilberto Freyre Neto.

Novos cursos

Outra novidade anunciada para 2021 foi a oferta do curso de Eletrotécnica pela ETE Célia de Souza Leão Arraes, em Bonito, no Agreste Central. O objetivo é gerar mão de obra para atender a demanda da região, fortemente estimulada pela chegada da Yazaki, multinacional japonesa com fábrica em construção no município.

Por sua vez, a ETE Pedro Muniz Falcão, em Araripina, no Sertão do Araripe, passará a ofertar o curso de Sistemas de Energias Renováveis, em alta devido a grandes projetos já implantados ou em desenvolvimento na região. Esse novo curso foi desenvolvido em parceria com a Votorantim Energia e com a Itaú -  Educação e Trabalho.

Ao todo, são ofertadas 8.445 vagas para 26 cursos técnicos em 37 municípios. Podem participar candidatos que terão concluído o ensino fundamental até janeiro de 2021. As inscrições devem ser feitas entre 5 e 16 de novembro exclusivamente no site www.educacao.pe.gov.br de forma gratuita. As provas serão aplicadas remotamente entre os dias 17 e 27 de novembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL