Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Saúde

Geraldão começa a funcionar como o quinto centro de testagem da Covid-19

Publicado em: 11/11/2020 10:55 | Atualizado em: 11/11/2020 12:15

O Geraldão estará aberto até às 17h para realização de testes.  (Foto: Sandy James / Esp. DP FOTO)
O Geraldão estará aberto até às 17h para realização de testes. (Foto: Sandy James / Esp. DP FOTO)
 
Com fluxo intenso em seu primeiro dia de testagem, o Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, está aberto, a partir desta quarta-feira (11), para ofertar o serviço de testagem rápida da Covid-19, estilo drive-thru e também para pedestres, como mais uma opção para as pessoas que necessitam dos pontos de exame da Covid-19. Funcionando de domingo a domingo, das 8h às 17h, de acordo com Ricarda Samara, secretária executiva de gestão do trabalho, educação e saúde, o Geraldão terá capacidade para realizar cerca de 500 testes diariamente. 

O quinto centro de testagem têm espaço do estacionamento utilizado como centro de testagem, localizado na área externa do ginásio, devido a uma parceria do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com a Prefeitura do Recife, que cedeu o ginásio para a montagem do centro. Os usuários que necessitarem dos serviços ofertados no Geraldão devem enfrentar a fila, sem necessidade de agendamento prévio.

A secretária Ricarda Samara afirmou ainda que o primeiro dia de funcionamento superou as expectativa da equipe e que um método de triagem está sendo aplicado no público a fim de direcionar o tipo de exame e tentar agilizar o processo de cadastramento no sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. “Será disponibilizados em torno de 500 exames entre teste rápido e  o RT-PCR. Na triagem, tanto para pedestre quanto para o carro, será verificado os sintomas e condição do paciente para ser aplicado o teste correto”, finalizou.

As irmãs Lúcia Helena Assis, 75, e Zélia Assis, 82, foram de carro até o Geraldão para fazer o teste da Covid-19 devido ao contato que tiveram com a neta e sobrinha, respectivamente, confirmada com o vírus. “Tivemos contato com uma pessoa com Covid-19 e viemos fazer o teste. Descobrimos que aqui estaria aberto para testagem pelo rádio e chegamos na fila de 7h45 e até aqui funcionou direitinho”, contou Zélia que estava realizando o teste por volta das 9h20 desta quarta-feira.
As irmãs Lúcia Helena Assis, 75, e Zélia Assis, 82, foram de carro até o Geraldão para fazer o teste da Covid-19 devido ao contato que tiveram com a neta e sobrinha, respectivamente (Foto: Sandy James / Esp. DP FOTO)
As irmãs Lúcia Helena Assis, 75, e Zélia Assis, 82, foram de carro até o Geraldão para fazer o teste da Covid-19 devido ao contato que tiveram com a neta e sobrinha, respectivamente (Foto: Sandy James / Esp. DP FOTO)
 
A Secretaria de Saúde do Recife recomenda que as pessoas procurem o aplicativo Atende em Casa para realizar agendamento no posto mais próximo da residência, a fim de evitar o tempo de espera nos centros de testagem estilo drive-thru. "Para receber essa demanda, mudamos o formato de acolhimento do centro de testagem do Centro de Convenções, que dobrou a quantidade de atendimentos em relação à expectativa inicial, e abrimos um espaço voltado para os profissionais da Educação. O Geraldão chega para dar mais uma opção aos pernambucanos e para dividir o público com os outros locais em funcionamento. Lembrando, ainda, que cada município pernambucano conta com sua rede e que 146 cidades fazem a marcação on-line por meio do aplicativo Atende em Casa, que agenda local, hora e data para fazer o exame", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

No aplicativo Atende em Casa, estão disponíveis os seguintes pontos: 

Policlínica Waldemar de Oliveira.  Localizada na Rua Marquês do Pombal, 115, Santo Amaro;
Upinha Dra. Fernanda Wanderley.   Localizada na Rua Uriel de Holanda, 300, Linha do Tiro;
Upinha Governador Eduardo Campos.  Localizada na Rua Itabira, s/n, Bomba do Hemetério;
Unidade Básica Tradicional Mário Ramos.  Localizada na Rua Oscar de Barros, s/n, Casa Amarela;
Upinha Vila Arraes.  Localizada na Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea;
Centro de Saúde Bidu Krause.  Localizado na Av. Onze de Agosto, s/n, Totó;
UBT Romero Marques.  Localizado na Rua Carlos Gomes, 932, Prado;
UBT Romildo Gomes.  Localizado na Rua Jalisco, s/n, Imbiribeira;
Upinha Hélio Mendonça.  Localizada na Av da Recuperação, 6426, Córrego do Jenipapo;
Upinha Moacyr André Gomes.  Localizada na Av Norte, 5400, Morro da Conceição;
UBT Ivo Rabelo.  Localizado na Av Campina Grande, s/n, Ur 1, Cohab;
USF Rio da Prata.  Localizado na Rua Rio da Prata, 455, Ibura;
Centro de Saúde Professor José Carneiro Leão.  Localizado na  Rua Nogueira de Souza, 334, Pina;
Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcante. Localizado na Avenida do Forte, 1350, Torrões.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vacina russa afirma ter 95% de eficiência
ONU condena racismo estrutural no Brasil
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/11
De 1 a 5: a artista Isabela Cribari fala de suas obras na exposição Antropocenas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco