Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Educação

Escolas da rede privada se preparam para retomada de aulas presenciais do ensino fundamental

Publicado em: 09/11/2020 13:06 | Atualizado em: 09/11/2020 22:10

 (Foto: Fernando Alves/Divulgação)
Foto: Fernando Alves/Divulgação
As escolas particulares de Pernambuco passaram esta segnda-feira fazendo os últimos ajustes para receberam os alunos dos anos finais do ensno fundamental, que terão aulas presenciais retomadas nesta terça-feira, conforme o calendário definido pelo governo do estado. A adesão deverá ficar em torno de 30%, segundo o levantamento feito pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe). O formato digital continuará sendo oferecido.

“Nós temos uma média de 100 mil alunos nos anos finais do ensino fundamental da rede particular de todo o estado. Dentre eles, 30 mil aderiram ao ensino presencial. Ainda é uma retomada discreta, como nós esperávamos. O nosso objetivo era que os pais tivessem a opção de escolher se queriam os filhos assistindo às aulas em casa ou na escola” explica o presidente do Sinepe, José Ricardo Diniz.

As aulas presenciais do ensino médio já retornaram desde o dia 9 de outubro. As classes dos anos iniciais do nível fundamental voltarão em 17 de novembro e o ensino infatil no dia 24 deste mês. Na rede pública, que também já retomou as aulas presenciais do nível médio, as demais etapas do retorno ainda estão sem data, com exceção das duas escolas estaduais situadas no arquipélago de Fernando Noronha.

No colégio Núcleo, localizado na Zona Norte do Recife, o diretor Gilton Lyra informou que o retorno das aulas presenciais terão ênfase nas habilidades socioemocionais, com foco em atividades colaborativas. “Nós retomaremos com o ensino híbrido, ou seja, continuamos com atividades de forma virtual e presencial. Durante as aulas presenciais, temos o plano de chegar onde a conexão digital não chegou, na parte emocional do aluno”, informou.

“Teremos horários de intervalos distintos entre as turmas, fazendo com que não haja encontro entre elas e evitando uma aglomeração no pátio” completou o diretor. Ainda segundo Gilton Lyra, cerca de 52% dos alunos do sexto ano manifestaram interesse nas aulas presenciais. Entre alunos do sétimo ano, 25% confirmaram presença. Já no oitavo ano, 33,4% retomarão o ensino presencial, e no nono ano, 33,6%.

Para o retorno, as instituições de ensino deverão observar todas as normas estabelecidas no protocolo, respeitando regras de distanciamento social, medidas de proteção e prevenção. O protocolo traz pontos importantes como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metro em todos os ambientes das escolas, inclusive dos estudantes em sala de aula, lavagem e higienização das mãos e uso do álcool em gel.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/12
De 1 a 5: Novembro Azul chega ao fim, mas prevenção do câncer de próstata precisa ser permanente
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão #276 Propagação vegetativa em plantas
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco