Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Educação

Ensino fundamental das escolas particulares retoma aulas presenciais

Publicado em: 17/11/2020 11:58 | Atualizado em: 17/11/2020 14:59

 (Foto: Leandro de Santana/DP Foto )
Foto: Leandro de Santana/DP Foto

Alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental da rede privada de ensino retomaram as ativiades acadêmicas presenciais nesta terça-feira (17). Após longa espera pela autorização do governo do estado, a liberação aconteceu quando, no dia 29 de outubro, o secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, informou que o retorno das aulas presencias aconteceriam por etapas.

O primeiro grupo a voltar para as instituições foram os estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Em seguida, no dia 10 de novembro, as turmas do 6° ao 9° ano do anos finais do ensino fundamental. Hoje, a retomada incluiu alunos 1° ao 5° ano e, por último, será a vez da educação infantil.

No colégio Madre de Deus, na Zona Sul do Recife, o protocolo de segurança e higiente foi seguido, com distanciamento entre os alunos e uso obrigatório de máscara de proteção por estudantes e funcionários da instituição. Pias também foram instaladas nos corredores e em pontos estratégicos. E, na entrada, apenas após aferição de temperatura.

As turmas foram divididas com o número limitado de 12 pessoas por sala e com escalas para as aulas de forma presencial em dias alternados durante a semana. No momento de descontração, as atividades no parque foi limitada aos estudantes da mesma sala. Cada turma foi atendida em horários diferentes.
 (Foto: Leandro de Santana/DP Foto )
Foto: Leandro de Santana/DP Foto

De acordo com a coordenadora  e educadora do ensino fundamental, Uda Fantato, o protocolo de segurança foi pensado em maio, durante o período de lockdown na cidade.

"O nosso protocolo foi montado com ajuda de especialistas da área de saúde. Tivemos que adaptar toda a escola, construir novos espaços, como um parque novo para os alunos brincarem. Além disso, também trouxemos uma técnica de enfermagem, que fica à disposição em caso de algum aluno sinalizar qualquer quadro fora da normalidade como febre, dor de garganta, ou até mesmo para ajudar em primeiros socorros se houver algum acidente", explica.

Uda também conta que, durante a pandemia, o momento foi de aprendizado para todos os educadores.

"Todos nós tivemos que nos adaptar ao que estava acontecendo. Foi bem difícil porque não entedíamos nada. Antes de maio nós não estávamos prontos para termos nenhum tipo de interação. Eu trabalho há 28 anos nesta escola e nunca passei por algo parecido", conta. 

O estudante Mateus Custódia, de 10 anos, estava animado no primeiro dia após a retomada das aulas presenciais. 

"Foi muito legal porque tivemos várias atividades. Nós dançamos, conversamos e a professora também perguntou como nós estávamos. Eu estava com saudades da escola e dos meus amigos", relatou.
 (Foto: Leandro de Santana/DP Foto )
Foto: Leandro de Santana/DP Foto

Com relação à alimentação, o Madre de Deus recomendou que os alunos levassem seus lanches em compartimentos que pudessem ser descartados.

o retorno da educação infantil acontece na próxima terça-feira (24). São crianças de 1 a 3 anos.

"É uma experiência completamente nova, inclusive no maternal. Nunca vivemos isso, mas estamos preparados para receber as crianças da forma mais segura possível, trabalhando de forma lúdica, de socialização que agora será de outra forma. Trabalhar com essa faixa-etária é muito desafiador, porque teremos que nos reinventar a cada dia. Estamos loucos para voltar com as aulas presenciais", admite Renata Bischoff coordenadora e professora da educação infantil. 

  






Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/12
De 1 a 5: Novembro Azul chega ao fim, mas prevenção do câncer de próstata precisa ser permanente
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão #276 Propagação vegetativa em plantas
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco