Diario de Pernambuco
Busca

Segunda edição

Em edição remota, Conferência Brasileira de Mudança do Clima começa nesta quinta

Publicado em: 04/11/2020 20:29 | Atualizado em: 04/11/2020 20:47

 (Foto: Marlon Diego/ Arquivo DP)
Foto: Marlon Diego/ Arquivo DP

Nos dias 5 e 12 de novembro, acontece, de forma virtual e gratuita, a segunda edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), com transmissão ao vivo pela internet. A programação vai contar com palestrantes nacionais e internacionais, e contempla painéis que abordam temas como ação climática subnacional, democracia ambiental, justiça climática e a questão dos oceanos, entre outros.


A CBMC é uma iniciativa coletiva que conta com 20 correalizadores: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Artigo 19, Centro Brasil no Clima (CBC), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pernambuco, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), FGV/EAESP, Centro de Estudos em Sustentabilidade, Fundacion Avina, Hivos, ICLEI, Governos Locais pela Sustentabilidade, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Ethos, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia), Observatório do Clima, Prefeitura do Recife, Projeto Saúde & Alegria, Rede Brasil do Pacto Global, Rede de Cooperação Amazônica (RCA), Reos Partners e WWF Brasil.

O objetivo da conferência é reunir diferentes atores sociais, como organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado na promoção de diálogos para a formulação e monitoramento de compromissos que influenciam o clima. O encontro é apartidário, de organização coletiva e tem como base a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) Brasileira, o Acordo de Paris e a Agenda 2030.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, o evento é uma importante vitrine para o Brasil mostrar que está firme em busca de melhorias. “Pernambuco entende que os governos subnacionais (estados e municípios) têm um papel fundamental na consolidação de políticas para o controle das emissões de gases do efeito estufa, assim como na realização de atividades visando à adaptação aos efeitos do aquecimento global. Neste sentido, temos atuado frequentemente em conjunto com outros estados e, mais uma vez, somos um dos correalizadores da CBMC”, destaca.

Edição 2020

Esta é a segunda edição da conferência. A primeira foi realizada em novembro de 2019, no Recife, e contou com a participação de diferentes públicos e palestrantes, nacionais e internacionais, que durante três dias, refletiram sobre a atual situação mundial, lançaram e apresentaram importantes documentos e assinaram acordos relacionados à temática do clima.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento deste ano será transmitido ao vivo pelo canal do Ethos no Youtube, com início às 9h. Para conferir a programação completa da CBMC está disponível no site www.climabrasil.org.br.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL