Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Saúde

Celpe doa respiradores para hospitais do Recife

Publicado em: 04/11/2020 18:03

 (Foto: Istockphoto/ Reprodução)
Foto: Istockphoto/ Reprodução
A saúde pública de Pernambuco recebeu um importante reforço nesta quarta-feira (4), com a doação de 10 respiradores doados pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Os equipamentos foram entregues ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz e ao Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar. O objetivo é garantir que os aparelhos respiradores possam contribuir no tratamento de pacientes acometidos por doenças respiratórias que comprometem o sistema pulmonar, como a Covid-19, a pneumonia, entre outros.

“Embora a iniciativa tenha sido motivada pela pandemia, a doação irá beneficiar a estrutura de saúde pública como um todo. A ideia é que os modernos respiradores possam ser utilizados tanto no atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus como também no atendimento de outras enfermidades que exigem o uso desse tipo de equipamento”, afirma o superintendente de relações institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.

Na doação feita nesta quarta, cinco equipamentos foram destinados ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (UPE), e outros cinco foram entregues à Diretoria de Apoio Administrativo ao Sistema de Saúde da Polícia Militar de Pernambuco. No total, serão 50 respiradores doados pela Neoenergia, responsável pela Celpe, nas áreas de concessão onde atua no Brasil.

“A Celpe e a Neoenergia possuem diversas frentes de atuação de apoio nos locais onde ela atua. Procuramos sempre realizar parcerias de modo a contribuir para o bem-estar da população e buscamos formas de concretizar isso. A doação dos respiradores é um ótimo exemplo de como a vontade de colaborar e ser solidário tem um impacto positivo na saúde”, declara o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

Outras unidades

Além da doação dos respiradores, a Celpe tem realizado diversas iniciativas do Programa da Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em hospitais e unidades de saúde que atendem a casos de Covid-19 no Estado. As ações incluem vistorias e otimização das centrais de climatização, refrigeração e iluminação dos prédios públicos.

Para unidades de saúde de Pernambuco, foram 3.600 lâmpadas substituídas, 10 chillers, 19 aparelhos de ar-condicionado de janela e 50 refrigerados instalados. O número de instituições públicas beneficiadas chega a cinco, entre hospitais e prédios administrativos da prefeitura do Recife.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/12
Vídeo mostra confusão envolvendo agentes da CTTU em Santo Amaro
Brasil: PIB deve crescer 8,8% no terceiro trimestre
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão #157 Doença em destaque: filariose
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco