Diario de Pernambuco
Busca

CBTU

Metrô adota trem pendular para reduzir espera em linha que teve descarrilamento

Publicado em: 24/11/2020 18:41 | Atualizado em: 24/11/2020 20:21

 (Foto: Peu Ricardo/DP)
Foto: Peu Ricardo/DP
Desde a última sexta-feira, quando um vagão de trem na Linha Sul do Metrô descarrilou entre as estações Largo da Paz, em Afogados, e Joana Bezerra, usuários vêm sofrendo com atrasos e superlotação. O serviço só será normalizado quando for sanado o problema por completo, através da substituição dos dormentes - peças de concreto que fixam os trilhos e foram danificadas no descarrilamento. A previsão para o fim da troca deverá ser divulgada somente nesta sexta-feira (27). Nesta terça, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) decidiu adotar uma nova solução para agilizar o funcionamento da linha enquanto a substituição é feita.

A partir das 5h da quinta-feira (26) terá início o uso de dois trens pendulares que ficarão exclusivamente trafegando no trecho entre as estações Recife e Largo da Paz. Os passageiros que vierem das demais estações da Linha Sul precisarão descer no Largo de Paz e pegar o novo trem pendular.

A nova estratégia diminuiu de 25 para 12 minutos o intervalo médio entre os trens nesta linha, que continua a operar em "via singela", quando apenas uma ferrovia é usada pelos trens nos dois sentidos. 

Até o acidente ocorrer, os passageiros estavam acostumados a chegar aos seus destinos usando um só trem. Com o sistema temporário de baldiação, a linha ganhou mais dois trens. Segundo a CBTU, o número passou quatro para seis, sendo que quatro composições operam da Estação de Cajueiro Seco até a Estação Largo da Paz e mais duas da Estação Recife ao Largo da Paz.

Na tarde de ontem foram feitos testes operacionais para avaliar se é viável a continuação da operação cotidiana, onde o passageiro, em um só transporte, chegava ao seu destino. Ainda está sendo decidido se será aprovada a operação em via singela definitiva entre as estações.

"Fica muito complicado para o passageiro, com muito tumulto e aglomeração nas estações. Não temos informações nem organização. Muita gente fica perdida nessa situação. Passei quase 40 minutos parada dentro do trem na Estação Recife para poder chegar até a Estação do Largo da Paz. Normalmente eu nem espero. O trem chega de imediato ou leva no máximo 10 minutos", disse Renata Farias, 34.

"Foram mais de 1,6 mil dormentes quebrados. A gente já fez a manutenção de 400. Vamos verificar o tamanho do serviço executado nessa primeira semana e, com os cálculos técnicos, as equipes poderão fazer a previsão de quando o serviço será concluído", disse o  gerente de comunicação da CBTU no Recife, Salvino Gomes.

A Linha Sul, que foi prejudicada com o desalinhamento dos trilhos, passa pelos bairros da Joana Bezerra, Imbiribeira, Boa Viagem, Muribeca dos Guararapes e Prazeres. Antes da pandemia, a linha atendia a 120 mil pessoas diariamente. Hoje o fluxo reduziu para cerca de 40 mil pessoas.

A usuária de trem Luciene Gomes, 50, contou à reportagem que usa o transporte para chegar até a Estação de Cajueiro Seco e está se sentindo prejudicada devido aos atrasos do transporte. "Eu saí da estação ontem de 6h15 da manhã e só consegui chegar ao trabalho de 8h. Cheguei uma hora atrasada. Todos nós somos prejudicados", disse Luciene Gomes, 50 anos.

Os usuários também reclamam da falta de limpeza nas estações e dizem que não é raro ver pessoas sofrendo acidentes devido ao piso que fica escorregadio pelo acumulo de água dos ar-condicionados dos trens.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL