Diario de Pernambuco
Busca

No Ibura

Zona Sul do Recife ganha nova intervenção do Mais Vida nos Morros

Publicado em: 07/10/2020 20:16 | Atualizado em: 07/10/2020 20:26

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Às vésperas do Dia das Crianças, a Prefeitura do Recife entregou mais uma intervenção do programa Mais Vida nos Morros. Desta vez, a comunidade UR-10, no bairro do Ibura, zona sul do Recife, foi a localidade escolhida. Na nova intervenção, o mobiliário ganhou brinquedos nos quais as crianças podem interagir com ou sem estruturas tridimensionais como barquinhos de upcycling em um rio de números, engrenagens nas quais podem ver o funcionamento de rodas, além de intervenções feitas com tampinhas de garrafas, cabos de vassoura ou canos plásticos, amarelinhas, caça-palavras e mapa-mundi, balões com alfabeto e um fundo do mar onde as crianças podem dedilhar as formas de desenhos de animais, entre outros. Entre outros benefícios, o resgate das brincadeiras de rua, com a socialização com os vizinhos e o distanciamento das telas de dispositivos eletrônicos.

Além disso, os pequenos também receberam rotas seguras a caminho da escola, que ganharam mobiliário voltado para elas - brinquedos, desenhos lúdicos e muitas cores. Seguindo a premissa “uma cidade melhor para as crianças é uma cidade melhor para todos”, a Prefeitura do Recife adota, desde 2018, o Marco Legal para a Primeira Infância e foi a primeira cidade brasileira parceira da organização internacional Bernard Van Leer na iniciativa Urban95, ação mundial que visa promover mudanças urbanísticas a partir do ponto de vista da altura de 95 cm. Entre as principais iniciativas, está o programa Mais Vida nos Morros, que tem se tornado referência nacional e internacional no assunto. 

Atualmente, a cidade conta com 49 comunidades atendidas pelo programa Mais Vida nos Morros, com benefício direto para cerca de 25 mil moradores. Lançado em 2016, o projeto atualmente participa de um laboratório internacional coordenado pelo Instituto dinamarquês Gehl people que acontece simultaneamente em Tel Aviv, em Israel; Tirana, na Albânia e Lima, no Peru e na capital pernambucana, hoje uma referência mundial em urbanismo social. O programa também conta o apoio institucional da ONU-Habitat, foi premiado pelo Premiado pelo Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI) e foi case em um dos principais eventos do mundo sobre criança e cidade, Child in The City, que ocorreu na Bélgica.
TAGS: recife | mais | vida | nos | morros | crianças | dia | das | crianças |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL