Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

No Ibura

Zona Sul do Recife ganha nova intervenção do Mais Vida nos Morros

Publicado em: 07/10/2020 20:16 | Atualizado em: 07/10/2020 20:26

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Às vésperas do Dia das Crianças, a Prefeitura do Recife entregou mais uma intervenção do programa Mais Vida nos Morros. Desta vez, a comunidade UR-10, no bairro do Ibura, zona sul do Recife, foi a localidade escolhida. Na nova intervenção, o mobiliário ganhou brinquedos nos quais as crianças podem interagir com ou sem estruturas tridimensionais como barquinhos de upcycling em um rio de números, engrenagens nas quais podem ver o funcionamento de rodas, além de intervenções feitas com tampinhas de garrafas, cabos de vassoura ou canos plásticos, amarelinhas, caça-palavras e mapa-mundi, balões com alfabeto e um fundo do mar onde as crianças podem dedilhar as formas de desenhos de animais, entre outros. Entre outros benefícios, o resgate das brincadeiras de rua, com a socialização com os vizinhos e o distanciamento das telas de dispositivos eletrônicos.

Além disso, os pequenos também receberam rotas seguras a caminho da escola, que ganharam mobiliário voltado para elas - brinquedos, desenhos lúdicos e muitas cores. Seguindo a premissa “uma cidade melhor para as crianças é uma cidade melhor para todos”, a Prefeitura do Recife adota, desde 2018, o Marco Legal para a Primeira Infância e foi a primeira cidade brasileira parceira da organização internacional Bernard Van Leer na iniciativa Urban95, ação mundial que visa promover mudanças urbanísticas a partir do ponto de vista da altura de 95 cm. Entre as principais iniciativas, está o programa Mais Vida nos Morros, que tem se tornado referência nacional e internacional no assunto. 

Atualmente, a cidade conta com 49 comunidades atendidas pelo programa Mais Vida nos Morros, com benefício direto para cerca de 25 mil moradores. Lançado em 2016, o projeto atualmente participa de um laboratório internacional coordenado pelo Instituto dinamarquês Gehl people que acontece simultaneamente em Tel Aviv, em Israel; Tirana, na Albânia e Lima, no Peru e na capital pernambucana, hoje uma referência mundial em urbanismo social. O programa também conta o apoio institucional da ONU-Habitat, foi premiado pelo Premiado pelo Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI) e foi case em um dos principais eventos do mundo sobre criança e cidade, Child in The City, que ocorreu na Bélgica.
TAGS: recife | mais | vida | nos | morros | crianças | dia | das | crianças |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco