° / °

Vida Urbana
Operação

PF desarticula esquema de fraudes ao seguro-desemprego em quatro estados

Publicado: 14/10/2020 às 09:49

/Foto: PF/ Divulgação

/Foto: PF/ Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (14), a Polícia Federal em Alagoas deflagrou a Operação Seguro-Mamata, que investiga organização criminosa atuante desde 2016 em fraudes ao seguro-desemprego nos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e São Paulo. Os prejuízos causados pelo esquema criminoso totalizam quase doze milhões de reais.

No total, são cerca de 40 mandados de busca e apreensão e um de prisão expedidos pela Justiça Federal em Alagoas sendo cumpridos em dezesseis municípios de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e São Paulo, além do afastamento cautelar de 16 servidores públicos. Na investigação instaurada há um ano e meio, foram identificados dezenas de vínculos empregatícios com empresas fantasmas e empregadores individuais inexistentes com o objetivo de criar, de maneira ilícita, direito ao seguro-desemprego.

%u200B%u200BOs envolvidos foram indiciados pelos crimes de constituição de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informações, peculato e estelionato, cujas penas máximas, se somadas, atingem 37 anos de reclusão. Os materiais apreendidos foram encaminhados à Sede da Polícia Federal em Alagoas para os procedimentos padrão.

Mais de Vida Urbana