Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CUIDADO

PF alerta sobre recebimento do terceiro pacote de sementes desconhecidas em Pernambuco

Publicado em: 08/10/2020 10:05 | Atualizado em: 08/10/2020 10:22

 (Foto: PF/ Divulgação)
Foto: PF/ Divulgação
Polícia Federal em Pernambuco alerta para pacotes de sementes oriundas da China que chegam no estado, sendo o terceiro caso registrado em Barreiros e outros dois em Águas Belas e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente. A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou que após análises laboratoriais foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas, que não existem no Brasil, em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país. 
 
Com os três casos registrados em Pernambuco, até o momento, já foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. Maranhão e Amazonas foram os únicos estados que não registraram recebimento do material. Toda a análise está sendo feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.
 
As pessoas que receberem os pacotes com as sementes não devem abrir ou manuseá-los, apesar da pequena quantidade, podem trazer pragas para a nossa agricultura, como plantas daninhas, fungos, bactérias, vírus, além disso as sementes podem ter sido tratadas com algum elemento químico ou ser um produto tóxico, por isso não devem ser manuseadas pelas pessoas, plantadas ou descartadas no lixo, para evitar uma possível contaminação ou germinação.  
 
Quem tiver recebido as sementes desconhecidas devem encaminhá-las de forma bem acondicionada para uma unidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), evitando o contato com um material que possa ter um risco até para a saúde. A unidade do Mata fica localizada na Avenida General San Martin, nº 1000 no bairro do Cordeiro, o telefone para contato é 3326-8540 ou 3326-8541.
 
As sementes são os insumos que mais têm carga regulatória no mundo, e o recebimento desse material não solicitado nessa quantidade é inédito no mundo. Do ano passado para este ano, houve um aumento de cerca de 150%, passando de 2 mil por mês para 5 mil por mês, no número de apreensões desse tipo de material na central de distribuições dos Correios em Curitiba.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dr Carlos Romeiro, ortopedista
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco