Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Ciência

Pesquisa da UFPE utiliza bagaço de cana para aumentar durabilidade do concreto

Publicado em: 01/10/2020 14:58 | Atualizado em: 01/10/2020 17:55

 (Foto: Capistrano/UFPE/Divulgação)
Foto: Capistrano/UFPE/Divulgação
Uma pesquisa elaborada por pesquisadores do Laboratório de Tecnologia dos Aglomerantes (LabTag) do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Deciv) da Universidade Federal de Pernambuco indicou que o uso das cinzas de bagaço de cana-de-açúcar adicionado ao cimento melhora a qualidade do concreto. O efeito se dá através da redução do ataque de agentes externos, o que favorece a aderência e o endurecimento do produto. 

O estudo, que se propôs a caracterizar e avaliar essa capacidade das cinzas do bagaço de cana em diversos graus de moagem por meio de raios-X, revelou a possibilidade concreta de utilizar o material, desde que com o devido beneficiamento, como substituição parcial do cimento. Também avaliadas, as cinzas in natura não atenderam aos requisitos químicos. O artigo foi publicado recentemente na Construction and Building Materials, periódico internacional de alto impacto na área de Construção Civil.
 
A pesquisa é de autoria da mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE (PPGEC) Sara Martins Torres, com a colaboração dos doutorandos Victor Estolano, Priscilla Basto e Nilvan Teixeira Junior, e orientação do professor Antônio Acacio de Melo Neto. A pesquisa foca na utilização de materiais cimentícios suplementares na indústria da construção civil, visando à redução das emissões de CO² e do consumo de energia da produção do cimento Portland, com a destinação apropriada de resíduos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco