Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PREVENÇÃO

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde lança série de podcasts para conscientização sobre o câncer de mama

Publicado em: 16/10/2020 15:30 | Atualizado em: 16/10/2020 15:53

 (Foto: Paulo Paiva/DP)
Foto: Paulo Paiva/DP
Buscando conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Saúde do governo de Pernambuco lançou uma série em formato de podcast, onde mulheres e profissionais de saúde contam relatos pessoais sobre a luta contra doença. A iniciativa faz parte da programação do órgão estadual sobre o Outubro Rosa, mês mundial de combate ao câncer de mama, o tipo mais incidente entre as mulheres no planeta. 

O podcast Rosas de Outubro contará com quatro episódios lançados ao longo de mês, um a cada semana. Os dois primeiros já foram disponibilizados e contam, respesctivamente, sobre a cura e o diagnóstico da doença. Ex-pacientes, pacientes, médicos, psicólogos, educadores físicos e outros profissionais envolvidos no tratamento contam histórias a fim de partilhar conhecimento sobre o câncer de mama, incentivando mulheres a buscarem o tratamento precoce. 

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances de cura têm o paciente, por isso o tempo é o principal aliado na luta contra esse e outros tipos de câncer. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), apenas no ano de 2020, estima-se 66.280 novos casos de câncer de mama em mulheres no Brasil. Em Pernambuco, estado que ocupa o nono lugar no ranking nacional da doença, a projeção é de 43,74 casos para cada 100 mil mulheres, o que contabiliza 2.390 casos apenas neste ano. 

A Secretária Estadual de Saúde alerta para a importância da manutenção de hábitos como alimentação saudável e prática de atividades físicas, além da realização do autoexame e da mamografia, como as principais formas de se prevenir ou ter o diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama. Um site especial com mais informações sobre tratamento, sintomas e prevenção da doença foi disponibilizado pela secretária. Os episódios do podcast também foram lançados na plataforma, que pode ser acessada escute aqui.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dra. Rebecca Spinelli
Rhaldney Santos entrevista Thiago Santos (UP)
Aprenda a treinar a mente com exercícios que previnem doenças e turbinam os neurônios
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Protocordados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco