Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OUTUBRO ROSA

Outubro: atenção e cuidado com a saúde da mulher

Publicado em: 09/10/2020 19:44 | Atualizado em: 09/10/2020 20:07

 (Foto: Pixbay/Reprodução)
Foto: Pixbay/Reprodução

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a incontinência urinária pode atingir até 72% das mulheres no mundo, causando desconforto físico e emocional, já que, em muitos casos, afeta o convívio social. Fatores de risco, como idade, diabetes, obesidade, constipação e bexiga hiperativa, podem desencadear a condição. O urologista Dimas Antunes explica que a infecção urinária também demanda atenção.

“Nas mulheres, pode ocorrer com mais frequência devido ao curto canal que liga à bexiga, permitindo que as bactérias cheguem mais rápido ao órgão e causando grande desconforto. Ardor ou dor ao urinar, sangramento e vontade constante de esvaziar a bexiga são sintomas que merecem atenção, sobretudo quando se complica e infecciona os rins”, relata. Ele ainda esclarece que essa condição, chamada pielonefrite, precisa de rápido atendimento, pois as bactérias podem se espalhar pela corrente sanguínea, podendo inclusive ocasionar uma infecção generalizada.

O especialista destaca ainda a cistocele. Popularmente conhecida como bexiga baixa, tem maior incidência em mulheres na faixa etária dos 40 anos. Costuma ocorrer quando a musculatura do assoalho pélvico está enfraquecida devido a fatores como muitas gestações, obesidade, alterações hormonais e predisposição genética. “Incontinência urinária, pressão na vagina, constipação e incômodos durante a relação sexual são sintomas que devem ser investigados, já que em casos graves pode ser necessária uma intervenção cirúrgica”, recomenda. Ele reforça a importância de prestar atenção aos sinais que o corpo dá e não hesitar em agendar uma consulta caso perceba que há algo errado.

SERVIÇO:

Hospital dos Servidores do Estado

Clínica Dimas Antunes Rua Feliciano Gomes, 195 – Derby (81) 3221.8448

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco