Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Descoberta

Nova espécie de camarão ganha nome em homenagem a Chico Science

Publicado em: 15/10/2020 16:19 | Atualizado em: 15/10/2020 17:00

(Foto: Gil Vicente/ Arquivo Pessoal)
Foto: Gil Vicente/ Arquivo Pessoal

Pesquisadores ligados ao Laboratório de Biologia de Crustáceos de Departamento de Zoologia da UFPE acharam uma maneira um tanto inusitada de homenagear o cantor pernambucano Chico Science, morto em 1997. O ícone do manguebeat agora nomeia uma nova espécie de camarão encontrada nas proximidades dos recifes de praias do litoral sul do estado.

Para dar nome o novo animal, em uma tentativa de aproximar a ciência com a cultura popular local, os pesquisadores escolheram Chicosciencea pernambucensis, em referência ao artista que ficou conhecido como líder do movimento manguebeat, que tinha outro crustáceo, o caranguejo, como símbolo. O primeiro nome, “Chicosciencea”, identifica o gênero, enquanto o segundo, “Pernambucensis”, indica a espécie.

No trabalho, os pesquisadores analisaram amostras de camarões recolhidas em “armadilhas” postas nas regiões de Suape e Praia dos Carneiros. O estudo comprovou que os camarões encontrados apresentavam uma combinação de características de forma que a diferenciavam das demais espécies. Isso significa que o camarão, que mede cerca de 1 centímetro, não só se trata de uma nova espécie como também de um novo gênero.

A descoberta do camarão ocorreu antes do vazamento de óleo que atingiu o litoral do Nordeste em 2019. Muitas espécies marítimas foram afetadas pela catástrofe, e o camarão pode ter sido uma delas. Porém, assim como são necessárias novas pesquisas para conhecer mais do crustáceo, também será preciso realizar novos estudos que indicarão de que forma o fenômeno afetou a nova espécie e em que grau.

Pesquisa

A identificação do animal partiu de um trabalho de pós-doutorado do pesquisador Gabriel Lucas Bochini e contou com a colaboração de Andressa Cunha e Alexandre Oliveira, ambos da UFPE, e Mariana Terossi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A descoberta foi divulgada no artigo científico A new genus and species from Brazil of the resurrected family Macromaxillocarididae Alvarez, Iliffe & Villalobos, 2006 and a worldwide list of Stenopodidea (Decapoda), publicado pela revista científica Journal of Crustacean Biology da Universidade de Oxford, no último mês de setembro.

TAGS: camarão | pesquisa | ufpe | litoral |