Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Demolição

Mais um órgão se manifestou sobre demolição da antiga sede do CPRH

Publicado em: 06/10/2020 22:02

 (Foto: Felipe Pessoa/DP
)
Foto: Felipe Pessoa/DP
Mais uma entidade pública se manifestou contrária a demolição da antiga sede da Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, localizada na Rua Sant'anna, em Casa Forte, zona norte do Recife. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) emitiu uma nota destacando a importância do projeto arquitetônico para a história da arquitetura moderna de Pernambuco.

Durante 40 anos, a edificação foi sede da Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, que posteriormente foi transferida para o bairro do Poço da Panela em janeiro deste ano. O projeto da edificação foi assinado pelo arquiteto e urbanista Delfim Amorim, inicialmente foi concebido como moradia familiar, em 1958. Desenvolvido por Amorim mas sob forte influência da obra de Oscar Niemayer, com o uso de concreto, mantendo características regionais.

"A destruição do imóvel representa a urgência de uma efetiva política de Política de Conservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno em Pernambuco, com a qual é possível assegurar a futuras gerações o legado da identidade e da produção da arquitetura produzida em Pernambuco", disse a nota do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco.

Ainda segundo o informativo, apesar de seu valor arquitetônico, o imóvel não foi incluído na relação dos Imóveis Especiais de Preservação (IEP). O que, segundo a entidade, abriu uma lacuna no objetivo primordial da legislação que é de salvaguardar o patrimônio históricos cultural da cidade, incluindo a arquitetura e urbanismo.

Por fim o CAU/PE se colocou à disposição dos órgãos responsáveis pela gestão do patrimônio no Estado para o debate que venha a trazer soluções reais, com vista a efetiva valorização de nossa identidade cultural. "Importante lembrar que a construção da imagem simbólica de um país, cidade, bairro, rua, se dá, sobretudo, por meio de sua arquitetura", finalizou a nota.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
De 1 a 5 : Cuidados com a luz são essenciais na rotina do trabalho remoto
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco