° / °

Vida Urbana

Mais de 3,6 mil pessoas recebem as chaves de habitacional em São Lourenço da Mata

Publicado: 16/10/2020 às 15:33

/Foto: Paulo Paiva/DP.

/Foto: Paulo Paiva/DP.


Três conjuntos habitacionais foram entregues, nesta sexta-feira (16), no bairro do Pixete, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, foram construídos 900 apartamentos e as unidades devem beneficiar mais de 3,6 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A dona de casa Rinalda Maria Silva, de 50 anos, morava de aluguel e comemorou o recebimento das chaves. "Isso é um sonho realizado. Só Deus sabe quantos anos de luta passei pagando aluguel, passando necessidade. Mas hoje, graças a Deus estou contando a vitória", diz.

Para Dayana Ferreira, 30, foi um alívio descobrir que iria se mudar para um apartamento com acessibilidade. O filho dela, Wanderson Rodrigo, de 14 anos, tem paralisia cerebral e se locomove em cadeira de rodas. Segundo ela, a rotina ficará mais fácil na casa adaptada. "As portas são largas, o banheiro é todo acessível. Isso significa uma mudança de vida", conta.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a entrega das chaves foi feita de forma simbólica a apenas cinco famílias. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em visita ao Nordeste para entrega de obras, participou da cerimônia ao lado do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o senador Márcio Bittar (MDB), dos deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos), Danilo Forte (PSDB), Pastor Eurico (PHS), André Ferreira (PSC), e do deputado estadual Guilherme Uchôa (PSC).

"Essa é uma ação que o governo está fazendo no Brasil inteiro desde o primeiro dia de mandato. Estamos retomando obras que estavam atrasadas, que foram iniciadas em governos anteriores, porque entendemos que obras nessa importância não podem ficar paradas", comentou Marinho.

A construção dos prédios no Conjunto Habitacional São Lourenço I, II e III foi financiada pelo programa habitacional Casa Verde Amarela, criado por medida provisória para substituir o Programa Minha Casa, Minha Vida. A MP ainda deve ser votada pela Câmara e pelo Senado para ser transformado em lei.

"O Casa Verde e Amarela é uma repaginação do outro programa habitacional. Vamos focar em questões como regularização fundiária e na diminuição da prestação do imóvel para permitir que mais famílias possam ingressar no sistema. Mais de um milhão de famílias vão poder acessar o financiamento imobiliário", comentou o ministro.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, nos últimos dois anos foram entregues mais de 650 mil moradias de obras inacabadas do programa habitacional. Ao todo, foram investidos R$ 912 milhões para dar continuidade às obras de moradia para atender beneficiários com renda mensal de até R$ 1,8 mil. De janeiro a agosto, mais de 253 mil residências foram entregues em todo o País.

"Temos diversas obras em vários municípios de Pernambuco. Todos estão tendo seu desembolso e cronograma financeiro respeitado. E, brevemente, estaremos lançando os editais em função do novo programa habitacional. Para ter adesão, é necessário que os governos e prefeituras se habilitem", comentou Rogério Marinho.
Mais de Vida Urbana