Diario de Pernambuco
Busca

Habitação

Idosa de 114 anos conquista o sonho da casa própria

Publicado em: 15/10/2020 17:14

 (Andréa Rego Barros/PCR.)
Andréa Rego Barros/PCR.
Maria Lopes da Silva recebeu o título de propriedade de seu imóvel nesta quinta-feira (15). Seria apenas mais uma pessoa feliz pela casa própria, não fosse a beneficiada uma mulher de 114 anos. Depois de décadas fazendo de ocupações sua moradia e militando no Movimento de Trabalhadores Sem Teto, dona Maria agora tem um lar para chamar de seu. Ele fica no conjunto habitacional Zeferino Agra, em Água Fria, Zona Norte do Recife.

Com os olhos marejados, lúcida e acompanhada da filha, Elza Maria, dona Maria Lopes vibrou com a conquista. "Trabalhei muitos anos como empregada doméstica, morei em várias ocupações e nunca desisti de ter o meu próprio teto. Estou muito feliz em agora ter a propriedade definitiva da minha casa", afirmou a idosa, nascida em 1906.

Além de dona Maria Lopes da Silva, mais 127 moradores do conjunto Zeferino Agra receberam, nesta quinta (15), por meio da Secretaria de Habitação do Recife, os seus títulos de propriedade. Com essa iniciativa, já somam 740 famílias beneficiadas com títulos de propriedade pela pasta. Na semana passada, foram entregues 56 títulos de propriedade à comunidade de Campo do Vila, no Espinheiro. Desde 2013 até o momento, as ações de entrega de títulos de propriedade no Recife já totalizam 6.083 documentos de posse definitiva do imóvel entregues pela PCR e o Governo do Estado.

De acordo com a secretária de Habitação do Recife, Ana Paula Lins, com a conclusão do processo junto ao cartório e a entrega da documentação pela Prefeitura do Recife, a comunidade passa a ter a posse do seu imóvel reconhecida e as garantias ao exercício de seu direito à moradia, com segurança jurídica, permitindo acessar mais serviços públicos e realizar melhorarias nos seus imóveis, inclusive com a obtenção de crédito e financiamentos. Além disso, a regularização propicia a oficialização dos logradouros, cujo endereço anterior, era considerado informal. O benefício atende à nova Lei de Regularização Fundiária, Lei Federal de nº 13.465/2017.

O conjunto habitacional Zeferino Agra, erguido em 2010, possui 128 unidades, distribuídas em quatro blocos, com térreo e três pavimentos. Ao todo, são 32 apartamentos por bloco. Cada unidade possui 40.71 metros quadrados e conta com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.
TAGS: idosa | própria | casa | recife |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL