Saúde

Hospital das Clínicas oferece reabilitação para pacientes que passaram pela UTI de Covid-19

Publicado em: 23/10/2020 20:04

 (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP
)
Foto: Leandro de Santana/Esp.DP
Os pacientes que passaram pela UTI de Covid-19 do Hospital das Clínicas terão acompanhamento multiprofissional no hospital-escola da Universidade Federal de Pernambuco. Os pacientes são acompanhados pelo Núcleo de Assistência Multidisciplinar para Pacientes Pós-UTI Covid, em operação desde agosto. Fazem parte da formação da equipe médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos do HC.

“O objetivo é que o paciente reduza o seu tempo de busca pela assistência no sistema de saúde e receba suporte para marcação das consultas e exames, promovendo reabilitação física, cognitiva e psicossocial e devolvendo a eles as suas capacidades funcionais após a alta da UTI”, explica a médica intensivista do HC, Renata Beltrão, que coordena o Núcleo.

Quando os pacientes recebem os resultados dos exames laboratoriais- feitos pela equipe de enfermagem- são avalaiadores em sequência os resultados com os demais membros da equipe. Os casos são discutidos e é montado um plano  terapêutico para cada paciente, para que assim o tratamento escolhido possa devolver a qualidade de vida a ele.

Por meio de teleconsultas, dois pacientes (que passaram pela UTI de covid-19) são convidados a comparecer ao HC nas segundas-feiras – o número é limitado como parte do plano de retomada do hospital para garantir os cuidados necessários e evitar a propagação do novo coronavírus. As refeições dos pacientes são fornecidas pelo HC, e eles seguem à tarde para serem avaliados por médicos dos Serviços de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), Pneumologia e Nefrologia.

A programação é que esses pacientes pós-internamento na UTI de Covid-19 sejam acompanhados pelo núcleo por um período de seis a 12 meses, sendo a seguir encaminhados para a atenção primária ou, em casos selecionados, para os ambulatórios de especialidades do HC.

O aposentado José Xavier foi o primeiro paciente a receber alta do núcleo, após 12 sessões de fisioterapia. “Já estou totalmente recuperado e bem para seguir tocando a vida como estava fazendo antes dessa covid”, garante.

O fisioterapeuta Cláudio Albuquerque, chefe da Unidade de Reabilitação do HC, destaca a importância da recuperação rápida dos pacientes que ficaram internados na UTI de Covid. “Geralmente, esses pacientes passam muitos dias internados e inativos, o que pode provocar a perda de algumas funções motoras que precisam ser recuperadas o quanto antes para não correr o risco de perdê-las. Notamos um déficit de força muscular nesses pacientes que dificulta a realização de tarefas simples do dia a dia, como se alimentar, andar e tomar banho”, relata Cláudio.

“Esse núcleo tem me ajudado muito na recuperação da covid-19, voltando a ter força para fazer as coisas de casa com as sessões de fisioterapia e terapia ocupacional”, relata a aposentada Maria Luiza de Souza, de 65 anos, que ficou 17 dias na UTI e uma semana na Enfermaria.










Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL