Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

LESÕES

Especialista alerta sobre os perigos de mergulhar em águas rasas

Publicado em: 08/10/2020 10:55 | Atualizado em: 08/10/2020 11:05

 (Foto: Pixabay)
Foto: Pixabay
Com o fim da quarentena e volta do turismo, as praias e hotéis estão lotados, sobretudo por crianças e adolescentes, que na falta da rotina escolar estão cheios de energia para gastar. Porém, os pais precisam atentar para as brincadeiras na água. Segundo a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), o mergulho em água rasa é a quarta causa de lesão medular no país e no verão passa para a segunda posição.

Breno de Macêdo, neurocirurgião especialista em coluna, explica que é fundamental prevenir que a criança e adolescente pule em águas escuras com pouca visibilidade, perto de pedras ou em lugares rasos. “Mergulhar em locais inapropriados pode resultar em fraturas graves, com perda da função motora e sensitiva, por isso é tão importante orientar os filhos sobre os mergulhos de cabeça em águas desconhecidas. O conselho vale para cachoeiras e rios também, pois podem levar a quedas e fraturas”, ressalta. Ele sinaliza que o reconhecimento de campo sobre o ambiente visitado pode ser uma boa solução para evitar acidentes.

O especialista conta ainda que os traumas mais recorrentes nessas situações são as lesões cervicais, com necessidade de intervenção cirúrgica. “A cirurgia é feita para descomprimir a medula e estabilizar a coluna, mas pode não reverter a lesão medular, podendo deixar o paciente tetraplégico ou paraplégico”, afirma. Ele orienta sobre os cuidados ao presenciar um acidente desse tipo. “Deve-se retirar a vítima da água para impedir o afogamento, mas é preferível evitar transportar o paciente, pois a movimentação incorreta pode piorar a situação. Chame a emergência a fim de que a transferência seja feita para uma unidade de saúde apropriada”, conclui.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista João Campos (PSB)
Rhaldney Santos entrevista o engenheiro Celso Cunha
Rhaldney Santos entrevista Victor Assis (PCO)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #177 - Peixeis ósseos e cartilaginosos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco