Diario de Pernambuco
Busca

Coronavírus

Embate político é "influência ruim", diz Secretário de Saúde sobre vacina contra Covid-19

Publicado em: 22/10/2020 18:23 | Atualizado em: 22/10/2020 18:43

 (Foto: Hélia Sheppa/ SES)
Foto: Hélia Sheppa/ SES

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que embates políticos relacionados à vacina contra o novo coronavírus não contribuem no combate à Covid-19. A declaração foi feita nesta quinta-feira (22), durante uma coletiva virtual. "O embate político e as influências ideológicas na área da saúde, sobretudo com relação a este assunto, têm uma influência muito ruim na assistência à população", disse.

"Esperamos que a inclusão de uma vacina contra o coronavírus dentro do PNI [Programa Nacional de Imunização] seja feita, exclusivamente, com base na segurança da população e nas questões técnicas e científicas para garantir sua eficácia", ressaltou o secretário.

A fala é uma referência a mensagens publicadas pelo presidente Jair Bolsonaro na última quarta-feira (21) em uma rede social. Ao responder comentários de seguidores sobre a compra de unidades da vacina chinesa Sinovac. "NÃO COMPRAREMOS VACINA DA CHINA", escreveu o presidente, em caixa alta.


Escolas

Com a repercussão da suspensão das aulas em um colégio do Recife, o secretário afirmou que situações assim já estavam previstas em protocolo. "Nosso protocolo prevê a possibilidade de suspensão das atividades escolares quando nós tivermos a confirmação de casos e quando da eventual necessidade de fazer testagem", ressaltou.

Longo destacou, também, que este era "o momento mais adequado" para a retomada das atividades, e parabenizou as unidades de ensino pelo cumprimento dos protocolos de segurança na retomada das atividades presenciais. "O fato das escolas estarem precocemente adotando medidas que estão previstas no protocolo reforça que todas estão extremamente antenadas com esse processo, procurando garantir segurança a esse processo de retomada das atividades escolares", destacou.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL