Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ATIVIDADE

Comando Militar do Nordeste coordena programa 'Conheça o Seu Exército'

Publicado em: 08/10/2020 11:18

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Comando Militar do Nordeste coordena de 5 a 9 de outubro o Programa “Conheça o Seu Exército”. A atividade é desenvolvida, anualmente, pelo Exército Brasileiro, em diversas regiões do país, levando o público civil para os quartéis realizando demonstrações de suas capacidades operacionais. Este ano, o evento ocorre na cidade do Recife, e reúne estudantes universitários e influenciadores digitais. 

As atividades compreendem palestras e orientações sobre as atividades do Exército na região Nordeste, incluindo a participação do Exército na distribuição de água no interior pernambucano (Operação Carro-Pipa). Além disto, ocorrerão, ao longo da semana, demonstrações e práticas de Tiro, emprego de Tropa de Choque, Cães de Guerra, Batedores e veículos de Escolta, utilização de Óculos Visão Noturna (OVN), execução da Pista de Pentatlo Militar, execução da Pista de Cordas, exposições sobre as Batalhas de Guararapes e uma visita à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. 

O Programa “Conheça o Seu Exército” tem como principal finalidade estreitar os laços da instituição o meio acadêmico e aprimorar o relacionamento com os órgãos de mídia em geral. Para a realização do evento foram realizadas todas as medidas preventivas de proteção e combate a Covid-19. 

Na segunda, dia 5 de outubro, aconteceu a abertura oficial do evento no Quartel-General do Comando Militar do Nordeste. Na ocasião, o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes ressaltou a importância de mostrar as atividades do Exército Brasileiro para o público civil. “Durante essa semana vocês terão oportunidade de conhecer o Braço Forte do Exército nas missões de Defesa da Pátria e Operações de Garantia da Lei e da Ordem, e, também, a Mão Amiga, com as atividades da Operação Carro-Pipa e das obras de Engenharia que estão sendo desenvolvidas pelos nossos soldados e ver como funciona um pouco do nosso dia a dia.”, ressaltou o Comandante, desejando a todos as boas-vindas. 

No segundo dia de evento, 6 de outubro, os participantes foram levados para conhecer as instalações do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (14º BIMtz), em Jaboatão dos Guararapes, onde puderam conhecer, na prática, atividades de campo como demonstração de bivaque, camuflagem e armadilhas; exposição de armamentos; demonstração e prática de tiros. 

No dia 07 de outubro, os instruendos visitarão o 4º Batalhão de Polícia do Exército (4º BPE). No local, ocorreu uma Demonstração de Controle de Distúrbios (OCD) com a presença da Tropa de Choque, Cães de Guerra e Viaturas de Escolta. Ainda no mesmo dia, os participantes tiveram oportunidade de visitar o Parque Histórico Nacional dos Guararapes (PHNG), local onde foi travada a Batalha dos Guararapes e surgiu o Berço da Nacionalidade Brasileira e do Exército Brasileiro. 

Seguindo a programação, neste dia 8, haverá uma solenidade no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), seguida de demonstração da confecção de ração operacional e de uma palestra sobre os aspectos e peculiaridades sobre o ingresso do oficial R2 nas fileiras do Exército. Será também realizada uma visita ao Museu Militar Forte do Brum, localizado na região central do Recife. 

Por fim, no dia 9 de outubro, será realizada uma visita ao Colégio Militar do Recife (CMR). No local, os participantes poderão presenciar o acompanhamento das aulas gravadas para a plataforma EAD. No mesmo dia, de volta às instalações do CMNE, conhecerão blindados do Exército Brasileiro no coroamento da semana de atividades.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco