Diario de Pernambuco
Busca

Jaboatão

Biblioteca Comunitária de Comportas retoma atividades com leitura e brincadeiras

Publicado em: 30/10/2020 18:34 | Atualizado em: 30/10/2020 18:40

 (Foto: Bruna Costa/ Esp. DP FOTO)
Foto: Bruna Costa/ Esp. DP FOTO

Crianças do bairro de Comportas, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, voltaram a contar com uma forte aliada do lazer e do acesso à cultura da comunidade. Foram retomadas nesta sexta-feira (30) as atividades da Biblioteca Comunitária de Comportas - Heleno Veríssimo. O espaço estava fechado desde março deste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus.

A ação é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Populares, lançada no último sábado (24), em comemoração à Semana do Livro e ao Dia Nacional do Livro, lembrado nesta quinta-feira (29). Ao todo, o movimento coordena 13 bibliotecas, localizadas em comunidades do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão e Camaragibe.

No local, os pequenos puderam ter nas mãos novamente o acervo de obras com temáticas variadas - desde literatura infanto-juvenil, passando por sociologia, ecologia e literatura brasileira e estrangeira. Além da leitura, as crianças participaram de brincadeiras e atividades lúdicas, como confecção de livros e leitura mediada.

Para Muriel Prado, um dos coordenadores do espaço, o contato das crianças com os livros - feito com os cuidados necessários, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social - veio em boa hora. “A gente acha importante a leitura para [a comunidade] ter um entendimento de mundo, e também minimizar o impacto da pandemia na educação no bairro”, diz.

Retomada parcial, mas importante

Por enquanto, apenas parte das atividades oferecidas pela biblioteca foram retomadas. Para os próximos dias, está prevista a volta dos empréstimos de títulos, desta vez por delivery. “Já foi um período longo sem atividades. Com isso, vimos que seria importante ter atividades direcionadas para o público infanto-juvenil”, afirma Muriel. Antes da pandemia, o espaço oferecia, além do acesso e empréstimo de livros, aulas de reforço de matemática e letramento, e oficinas de capoeira, karatê e futebol, atividades ainda sem previsão de retorno.

A universitária Vitória Caetano, 19, faz parte da equipe de voluntários que atende as crianças na biblioteca através do projeto Mãos Solidárias, uma parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Armazém do Campo e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para a estudante, movimentos como este ajudam a fortalecer a relação da comunidade com o mundo.“A gente tenta usar essas atividades para que a criança entenda que, dentro da realidade dela, ela pode fazer o bem, tanto para ela quanto para o ambiente em que vive”, destaca.

A Biblioteca Comunitária de Comportas - Heleno Veríssimo foi inaugurada em 2008, com o nome Grupo Associativo Meninos/as de Engenho (GAME), em referência ao antigo Engenho São Bartolomeu, onde está localizada. O projeto foi criado por iniciativa do escritor Heleno Veríssimo, que dá nome à biblioteca, morto em 2009, com a ajuda de moradores do bairro de Comportas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL