Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Educação

Sindicato realizará ato nesta quinta para pedir retorno das aulas presenciais nas escolas

Publicado em: 02/09/2020 10:54

 (Leandro de Santana/Esp.DP )
Leandro de Santana/Esp.DP

Os representantes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE) realizarão um ato público na manhã desta quinta-feira (3), com o objetivo de reunir os profissionais da área da educação na tentativa de estabelecer uma data para a retorno das aulas presenciais do ensino básico, que acontecem remotamente desde o mês de março, devido à pandemia do novo coronavírus. A manifestação acontecerá na Praça da República, em frente ao Palácio do Governo.

Em comunicado enviado via redes sociais, o sindicato solicitam a presença de profissionais da área da educação, além do apelo à população, para que os pais que são a favor do retorno das aulas presenciais também participem da manifestação. Os organizadores pedem o uso de roupas brancas, máscara de proteção facial e balões brancos e amarelos para a realização do ato.

 

“Nós vamos solicitar ao governador a volta das aulas presenciais, respeitando a decisão da família. Todos os protocolos de segurança já foram tomados e temos um declínio da pandemia no estado”, contou Rosa Amélia, responsável pelo Colégio Santa Maria, na Zona Sul do Recife.

Com relação ao retorno das aulas presenciais para crianças da educação infantil, Rosa informou que as medidas de segurança também foram pensadas para a faixa etária.

“As salas com crianças menores terão oito alunos, onde usaremos fitas sensoriais com argolas para evitar que os menores não toquem nas mãos uns dos outros. As filas terão o distanciamento de mais de um metro. Utilizaremos na entrada da escola os tapetes sanitizantes, aferição da temperatura e o uso de máscara”, comunicou a representante.

No dia 27 de julho, o Sinepe-PE já havia divulgado uma carta propondo retorno às aulas presenciais progressivo, iniciando com as turmas da educação infantil ao primeiro ano do ensino fundamental e do nono ano ao ensino médio.

Confira na íntegra trecho da carta do sindicato no dia 27 de julho.

Entendemos que a volta das aulas presenciais deve observar condições e prazos articulados com a saúde e aprendizagem. A prioridade absoluta será a biossegurança em relação aos estudantes, familiares e profissionais da educação. Portanto, como princípios básicos de proteção, as escolas particulares de Pernambuco providenciaram medidas como o distanciamento social de 1,5m entre as pessoas, a aquisição de equipamentos de proteção facial para os profissionais da educação, com uma atenção especial para aqueles que integram grupos de risco.

 

Haverá aferição de temperatura na entrada, uso obrigatório de máscaras, sanitização contínua dos ambientes internos, e a higienização das mãos na entrada, permanência e saída dos espaços escolares. Tais medidas, entre tantas outras, estão orientadas pela consultoria do Infecto Associados do Recife (IAR), que atua segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O SINEPE-PE propõe um retorno às aulas presenciais progressivo, iniciando com as turmas da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental, e do 9º ano ao Ensino Médio. Esses grupos não compartilham os mesmos espaços, têm acessos distintos, horários de entrada, saída e intervalo de aulas também distintos. Na semana seguinte, chegariam os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e, finalmente, na terceira semana, 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Sempre haverá 50% dos alunos no  presencial e a outra metade em casa, acompanhando as mesmas aulas on-line, alternando os grupos a cada dia da semana.


 

  


 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Resumo da semana: acidente em Boa Viagem, aulas liberadas e reinauguração do Geraldão
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #101 Actina e Miosina
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco