Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Professores da rede estadual de Pernambuco deflagram estado de greve

Publicado em: 24/09/2020 19:15 | Atualizado em: 24/09/2020 22:56

Aulas presenciais estão suspensas desde 18 de março em Pernambuco. (Foto: Sandy James/Esp. DP)
Aulas presenciais estão suspensas desde 18 de março em Pernambuco. (Foto: Sandy James/Esp. DP)
Contrários ao retorno das aulas presenciais em Pernambuco, professores da rede estadual deflagraram estado de greve em assembleia virtual realizada na tarde desta quinta-feira (24). A retomada das atividades, começando pelo ensino médio, foi anunciada pelo governo do estado na última segunda-feira (21). A previsão é de início das aulas presenciais no dia 6 de outubro para o terceiro ano do ensino médio; no dia 13 para o segundo ano e no dia 20 para o primeiro ano. Ainda não há definição de cronograma para o ensino fundamental e a educação infantil.

A assembleia virtual convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) reuniu 1.105 participantes. Desses, 93% concordaram com o estado de greve. Uma nova assembleia, também online, foi marcada para a próxima quarta-feira (30), às 14h30. No encontro, os professores podem decretar greve. "A categoria é contrária à volta presencial e a favor da manutenção das aulas remotas. Entendemos que ainda existem riscos, apesar de os números da Covid-19 estarem diminuindo no estado", disse a vice-presidente do Sintepe, Valéria Silva.

LEIA MAIS:

Pernambuco terá retorno de aulas presenciais no dia 6 de outubro apenas para o ensino médio

Após autorização de aulas presenciais, estudantes de terceiro ano do ensino médio se dividem sobre retorno

Escola em Noronha é a primeira a reabrir no estado

Antes da assembleia desta quinta, representantes do Sintepe se reuniram com o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio. A conversa durou uma hora e meia. "Ele se colocou a disposição para continuar dialogando sobre o assunto", afirmou Valéria. Um novo encontro com o secretário foi marcado para a segunda-feira (28). "A Secretaria de Educação definiu o dia 29 (próxima terça) como a data de retorno dos professores para deixar as escolas preparadas para a volta dos alunos no dia 6. No debate de hoje, definimos que não haverá retorno dos professores até a nova assembleia (na quarta)", ressaltou a vice-presidente do Sintepe.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação e Esportes respondeu que desde a suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede estadual, em 18 de março, tem se reunido com Sintepe, inclusive para a elaboração do protocolo setorial da educação. "A pasta informa ainda que se reuniu com a categoria nesta quinta-feira para dialogar sobre o processo de retomada das aulas presenciais nas unidades de ensino da rede, programada para começar a partir do dia 6 de outubro, e que permanece à disposição para o diálogo com o sindicato", pontuou.

Anúncio

O governo de Pernambuco anunciou, na tarde dessa segunda-feira (21), o retorno das aulas presenciais em escolas da educação básica do estado para o dia 6 de outubro tanto para unidades da rede pública quanto para as particulares em todas as regiões do estado. Na primeira etapa, a volta às aulas envolve apenas o terceiro ano do ensino médio. A volta será opcional e caberá aos pais ou a estudantes com 18 anos ou mais decidir sobre frequentar ou não as atividades presenciais. O modelo remoto de ensino deve continuar sendo oferecido. Pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 devem continuar trabalhando ou assistindo às aulas no modo remoto.

O secretário estadual de Educação afirmou que a pasta realizou uma "ampla análise do contexto para avaliar riscos e benefícios da abertura das escolas, bem como a experiência e resultados obtidos em mais de 15 países que já retomaram as aulas durante a pandemia". Segundo o secretário, o retorno deve ser feito por escolas que atendam aos critérios de retomada estabelecidos pelo protocolo do governo, como distanciamento de pelo menos 1,5 metro em sala de aula; instalação de pias para higienização constante das mãos no ambiente escolar, além de orientações para todos nas escolas; monitoramento e testagem dos casos suspeitos.

Confira, na íntegra, a nota do Sintepe:

Em Assembleia Geral virtual realizada na tarde desta quinta-feira, 24 de setembro de 2020, Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação, representados pelo Sintepe, aprovaram os seguintes encaminhamentos:

1. Não retornar às atividades presenciais na rede estadual de ensino

2. Divulgar amplamente o parecer da Rede Solidária em Defesa da Vida contra o retorno às aulas presenciais no Estado de Pernambuco

3. Entrar com ação jurídica contra o retorno às atividades presenciais na rede estadual de ensino

4. Estado de Greve

5. Participar de reunião com a Secretaria de Educação na próxima segunda-feira, 28 de setembro

6. Realizar mais uma Assembleia Geral virtual na quarta-feira, 30 de setembro às 14h30.

O Sintepe solicita que Trabalhadores/as em Educação de demais interessados/as acompanhem às redes sociais do Sindicato para permanecerem informados. 


 

    
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL