Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Sustentabilidade

Primeiro corrimão feito de plástico reciclado é instalado em comunidade do Recife

Publicado em: 08/09/2020 11:25

 (Divulgação )
Divulgação
A comunidade de Dois Unidos, na Zona Norte, inaugurou na última quinta-feira o primeiro corrimão de plástico reciclado em vizinhaças do Recife. A iniciativa faz parte do programa Recicla Mais em parceria com as Tintas Coral e tem o objetivo de melhorar a acessibilidade com mais segurança durante o uso da escadaria do bairro. Para desenvolver o corrimão foram utilizados 35kg de plástico tipo 2, o que corresponde a aproximadamente 267 garrafas de amaciante de 3 litros ou 1250 embalagens de xampu de 325ml.  

A comunidade de Dois Unidos, vencedora da Gincana Julho sem Plástico que arrecadou mais de 200 Kg de plástico em 2019, avançou mais uma vez no quesito sustentabilidade. Além do corrimão, aconteceu também a segunda fase da feirinha sustentável com os moradores. Todo o material arrecadado está sendo transformado em peças de utensílios domésticos, como vasos, fruteiras, saboneteiras, assim como alguns mobiliários urbanos, lixeiras e assentos.

Para a  Gerente Geral de Intervenções Urbanísticas, Flaviana Gomes, o corrimão além de ser sustentável não precisa de nenhum tipo de manutenção como pintura.

"O corrimão foi projetado de forma segura, de acordo com as normas de segurança. Passamos por um processo de testes para ver a estabilidade, dimensionando para ser implantado na comunidade de forma segura. Ficamos impactados com a junção do corrimão ser feito com o resíduo plástico. A reciclagem criativa impactou toda a equipe, pois além de ser sustentável ele não precisa de manutenção de pintura", informou.

As famílias também receberam uma pracinha de lazer para as crianças. Antes, o espaço era um terreno abandonado que apresentava um grande acúmulo de lixo.

O Programa Recicla Mais já concluiu a primeira fase da feira sustentável nas comunidades do UR-10, Alto José Bonifácio, Sítio São Brás, Vasco da Gama, Campo da União, Morro da Conceição, Burity, Lagoa Encantada, Brasília Teimosa, Alto José do Pinho e Dois Unidos. Com atuação dos professores, alunos e familiares foram arrecadadas quatro toneladas de lixo plástico reduzindo o impacto ambiental. 






 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Pantanal: o pior incêndio da história
Resumo da semana: escolas seguem fechadas, incêndio no Pantanal e mais leitos de UTI pediátrica
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Aulão: tudo sobre botânica
Rhaldney Santos entrevista a oftalmologista Larissa Ventura
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco