Vida Urbana

/Foto: abrigo/divulgação
As idosas do Abrigo Espírita Lar de Jesus, no bairro da Torre, no Recife, receberam cuidados a mais nessa manhã de sexta-feira (4). Todas as 19 mulheres abrigadas, além de funcionários e voluntários do espaço foram testados para a Covid-19 com o RT-PCR. Quem aplicou os testes foram enfermeiras e técnicas que atuam no próprio abrigo. A equipe foi capacitada para a ação. Quem doou os testes foi o Rotary Clube.
Cerca de 50 pessoas foram submetidas ao teste. A coordenadora do abrigo, Andréa Navarro, disse que algumas idosas contraíram o novo coronavírus, mas não informou a quantidade de pessoas. Disse, ainda, que algumas delas se contaminaram durante tratamento de outras doenças quando estiveram internadas em hospitais.
Ambrosina Alves Prazeres, 93 anos, passou pela testagem. “Eu sou uma pessoa que parece que não existe. Nada ruim pega em mim. Graças a minha fé. É do alto que vem o socorro. Acho muito importante lembrar de cuidar do outro, saber se o outro está bem”, comentou.
Ambrosina é funcionária aposentada da Prefeitura do Recife e disse não ter contraído a Covid-19. Ela disse que uma dica para não adoecer é se cuidar bem, tomar banho logo ao acordar, escovar os dentes e vestir uma roupa limpa. Ela também contou que come muito bem.
O abrigo existe desde 1947. Recebe apenas mulheres idosas, de qualquer classe social. “Não escolhemos quem vem, mas a grande maioria das abrigadas passou por violência, abandono ou necessidade. Muitas famílias não sabem como cuidar de pessoas com Alzheimer, por exemplo”, explicou Andréa Navarro.
O espaço é mantido também com ajuda de doações e é ligado a um centro espírita.
Últimas

Mais Lidas
