Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Tecnologia

Hospital do Câncer utilizará inteligência artificial para identificação precoce do câncer

Publicado em: 11/09/2020 12:47

 (Foto: Gustavo Henrique/HCP)
Foto: Gustavo Henrique/HCP
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) passou a utilizar, no mês de agosto, uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) para diagnóstico de exames de imagens radiológicas realizadas na instituição. Em testes desde o mês de abril no setor de radiologia, a IA passa a ser acessada pelo departamento de mastologia. De acordo com o hospital, a tecnologia aumenta em 20% a taxa de diagnóstico precoce do câncer, detectando alterações que, visualmente, em decorrência do tamanho, podem passar despercebidas, aumentando as chances de cura em até 95%.

O sistema funciona através de um robô que capta as imagens das radiografias e mamografias e, instantaneamente, leva as imagens para serem analisadas pela IA, devolvendo a resposta de um achado suspeito de câncer por meio de um “mapa de calor”, cores e percentuais para avaliação médica. A avaliação é feita através do cruzamento de imagens com o banco de dados mundial. 

Com a utilização da Inteligência Artificial, os exames devem passar primeiro pelo robô e, em seguida, pela avaliação do radiologista, que já recebe o material com uma sugestão de possível diagnóstico para confecção do laudo. O médico especialista terá acesso ao exame, a indicação da IA e o laudo do radiologista para realizar a checagem e confirmação do resultado.

"A técnica veio para agregar na precisão dos diagnósticos. Com a Inteligência Artificial nós teremos um olhar mais atencioso aos exames. A ideia já vem sendo testada desde junho como exame de raio-x do tórax e, agora, estamos levando para outras áreas como tomografias também", explica Fábio Malta, superintendente técnico do Hospital de Câncer.

“Estamos implantando uma tecnologia utilizada internacionalmente. Só em 2019, realizamos 17 mil radiografias de tórax e mamografias. Com a Inteligência Artificial podemos proporcionar agilidade aos atendimentos e aumentar a qualidade dos diagnósticos”, informou o Superintendente Geral do HCP, Hélio Fonsêca.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro
Rhaldney Santos entrevista o empreendedor digital Harry Thorpe, criador da plataforma Miauu
Detran-PE realiza ações na Semana Nacional do Trânsito
De 1 a 5: Cuidados na saúde ocular das crianças
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco