Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Hospital de Boa Viagem realiza simpósio sobre desafios da pandemia da Covid-19

Publicado em: 25/09/2020 19:05

 (Foto: Aluísio Moreira/SEI/Divulgação)
Foto: Aluísio Moreira/SEI/Divulgação
O Hospital de Referência Unidade Boa Viagem promove o 1º simpósio exclusivo para tratar sobre os desafios causados pela pandemia do novo coronavírus. O evento gratuito será totalmente on-line e ocorre neste sábado (26), das 8h30 às 13h30, pela plataforma Zoom. As inscrições podem ser realizadas pela internet.

A unidade reunirá, de forma virtual, médicos e especialistas que se tornaram referência no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus e o objetivo é compartilhar os conhecimentos e as experiências vivenciadas nos últimos meses pelos profissionais de saúde que estiveram na linha de frente no combate à Covid-19.

Será apresentado o cenário epidemiológico da Covid-19 em Pernambuco e no país e entre os temas abordados estarão a evolução do tratamento da Covid-19, o diagnóstico laboratorial e por imagem, além dos cuidados com pacientes oncológicos acometidos pela doença e tratamentos paliativos implementados nos serviços de saúde.

O diretor geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), George Dimech, abordará o tema ‘Epidemiologia da Covid-19 em Pernambuco e no Brasil’. A intensivista Roberta de Santis Santiago falará sobre ‘Recrutamento alveolar na Covid-19’. Ela é pesquisadora-colaboradora vinculada ao departamento de Cardiopneumologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Já o médico ecocardiografista do Hospital das Clínicas, do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital Albert Einstein, Dalton Barros, apresentará a utilização de ultrassonografia e ecografia no paciente com Covid-19. 'O diagnóstico laboratorial e os desafios da implantação do exame de Covid-19' serão abordados pela mestra e doutora em Imunologia pelo Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Leuridan Cavalcante.

Mestra e doutora pela USP, autora principal do livro Condutas em Doenças Infecciosas, Heloísa Lacerda, abordará em sua palestra a 'Evolução do tratamento da Covid-19'. Já 'Os cuidados com os pacientes oncológicos' é o tema apresentado por Paulo Nassar, doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo e professor do programa de pós-graduação do A.C. Camargo Câncer Center.

Por fim, Renata Fumis, psicóloga, pós-doutora em Oncologia pela Faculdade de Medicina do ABC, doutora em Oncologia e especialista em Psico-Oncologia pela Fundação Antônio Prudente, abordará a 'Paliação no contexto da pandemia', com a participação de Daniela Brasil, pneumologista, intensivista, especializada em cuidados paliativos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL