° / °

Vida Urbana
Olinda

Grupo cria financiamento coletivo para restaurar cruzeiro do Alto da Sé

Publicado: 10/09/2020 às 08:07

/Foto: Leandro de Santana/DP

/Foto: Leandro de Santana/DP

Um grupo de ex-alunos da Academia Santa Gertrudes, no Alto da Sé, em Olinda, lançou um financiamento coletivo para recuperar o cruzeiro do Alto da Sé. O monumento, erguido em calcário, no século 18, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi alvo de vandalismo em 8 de agosto. Um homem suspeito de quebrar a estrutura foi preso. A cruz é um dos principais pontos turísticos da cidade.

“Temos o propósito de criar o pertencimento entre o cidadão e o seu patrimônio histórico e trazer esse tema à tona”, comentou o ex-aluno José da Costa Soares. “Em um país onde a pauta do patrimônio histórico ocupa um dos últimos lugares na escala de prioridades, precisamos de uma atitude coletiva”, completou.

A adesão à vaquinha virtual é espontânea e qualquer valor pode ser doado. “O procedimento é 100% virtual, transparente e público”, disse José Soares. Para colaborar com o financiamento, basta acessar o https://apoia.se/cruzeirodase.

Os ex-alunos vão acompanhar a restauração do monumento junto à Prefeitura de Olinda. O município informou já ter feito o levantamento técnico e o orçamento. A promessa é de que na semana que vem começa o restauro. Na terça-feira, um grupo visitará o laboratório para ver de perto o trabalho dos técnicos. Na recuperação, será preciso reproduzir o material usado na época da construção do cruzeiro, sem uso de ferragens ou de cimento. O cruzeiro deve ficar pronto dentro de 60 dias.

Os organizadores do financiamento coletivo também buscaram o apoio do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. “Uma atitude louvável desses ex-alunos diante de um ato lamentável, criminoso e inaceitável”, disse o arcebispo. “Peço a quem puder ajudar na campanha, colaborando com qualquer valor, para que tenhamos de volta esse monumento histórico”, completou.

O homem, segundo investigações da Polícia Federal, que está com o caso, estaria sob efeito de drogas e teria subido na cruz. Inclusive ele também foi hospitalizado para se tratar de ferimentos causados ao cair do monumento, danificado com o peso dele.

Mais de Vida Urbana