Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Educação

Fernando de Noronha retoma aulas presenciais a partir do dia 22 de setembro

Publicado em: 10/09/2020 19:58

Foto: Divulgação
As escolas de Fernando Noronha serão as primeiras a terem aulas presenciais retomadas em Pernambuco. O reinício das atividades, suspensas em março para conter a disseminação do novo coronavírus, será gradual a partir de 22 de setembro. O arquipélago tem duas escolas, ambas geridas pela rede estadual de ensino. Ao todo, contam com 619 estudantes matriculados, desde o berçário ao ensino médio.

Para a decisão, disse o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amâncio, contou o fato de que Fernando Noronha não registra a transmissão comunitária do vírus desde abril. Ou seja, um morador do local não infecta outro há cerca de cinco meses. Desde o registro do primeiro caso, em 27 de março, o arquipélago contabiliza 110 infecções da doenças. Destas, 79 foram leves e 35 consideradas graves. Não houve registro de mortes.

A retomada começa pela Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Arquipélago Fernando de Noronha, na qual estudam 402 alunos. Os matriculados nas séries do ensino médio retornarão às aulas na semana do dia 22, enquanto os estudantes do fundamental nas semanas seguintes. As classes do ensino fundamental englobam os tanto os cinco anos iniciais quanto os quatro finais.

O reinício das atividades presenciais para as crianças menores será a partir de 13 de outubro, no Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer, com 217 meninos e meninas matriculados na educação infantil e no berçário. A retomada, segundo o secretário de Educação, será aos poucos. Na primeira semana, o pré-escolar e o jardim. A segunda beneficiará o berçário.

As duas escolas do arquipélago, segundo a secretaria, iniciaram os preparativos para receber os estudantes. Isso incluiu a divulgação das medidas sanitárias descritas no protocolo setorial de educação e compra de totens de álcool em gel, termômetros, máscaras e protetores faciais. Manutenção também está sendo realizada nas escolas, para se instalar novas pias para a lavagem das mão.

“É a primeira vez que o protocolo setorial de educação será posto em prática nas nossas escolas. O retorno das aulas presenciais na ilha será acompanhada com especial atenção, pois nos ajudará a compreender ainda mais o processo”, disse Fred Amâncio, que considera a experiência do arquipélago como importante para o processo de retomada das aulas nas redes pública e privada.

Além da retomada em Fernando de Noronha, o governo anunciou que os cursos técnicos de nível médio poderão recomeçar as aulas práticas a partir da próxima segunda-feira. Desde 13 de julho, as aulas práticas presenciais e de estágio para conclusão do primeiro semestre letivo estavam permitidas para cursos de instituições de ensino superior, de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou de qualificação profissional em instituições de educação profissional e técnica.

A secretaria deve anunciar na próxima segunda-feira, em entrevista coletiva, um conjunto de medidas para a retomada das aulas no estado. Será um dia antes de se expirar o decreto estadual que mantem as escolas fechadas.

Casos e mortes
Embora em queda acentuada do número de óbitos, Pernambuco confirmou mais 28 óbitos por Covid-19. Os registros datam desde 22 de abril. Do total,10 mortes ocorreram entre a segunda e quarta-feira desta semana. Os outros 18 registros, o que representa 64% dos óbitos, aconteceram entre 22 de abril e 6 de setembro. Assim, o estado soma 7.792 óbitos da Covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.040 novos casos da doença. Entre os confirmados, 33 são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os demais 1.007 (97%) classificados como leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Pernambuco totaliza 134.619 casos confirmados, sendo 25.691 graves e 108.928 leves.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Pantanal: o pior incêndio da história
Resumo da semana: escolas seguem fechadas, incêndio no Pantanal e mais leitos de UTI pediátrica
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Aulão: tudo sobre botânica
Rhaldney Santos entrevista a oftalmologista Larissa Ventura
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco