Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Escolas da rede estadual começam a se preparar para reabertura

Publicado em: 23/09/2020 18:45 | Atualizado em: 23/09/2020 18:49

No GP Cabugá, bancas estão sendo posicionadas para manter distanciamento social. (Foto: Sandy James/Esp. DP)
No GP Cabugá, bancas estão sendo posicionadas para manter distanciamento social. (Foto: Sandy James/Esp. DP)

Com a autorização para a retomada das aulas presenciais no estado, escolas da rede pública de ensino começaram a se preparar para receber os alunos a partir do dia 6 de outubro. As equipes administrativas e pedagógicas das escolas estão retornando para que, em 15 dias, as aulas sejam ministradas presencialmente.

No Ginásio Pernambucano (GP) Cabugá, na área central do Recife, os ambientes internos estão sendo higienizados e organizados com antecedência. "Criamos um novo horário, que será implementado a partir do dia 6. Os estudantes vêm para as aulas presenciais, mas também haverá aulas virtuais gravadas pelos professores. Continuaremos usando as plataformas digitais e teremos um formato híbrido", afirmou o gestor da escola, Daniel Oliveira. 

LEIA MAIS:

Pernambuco terá retorno de aulas presenciais no dia 6 de outubro apenas para o ensino médio

Após autorização de aulas presenciais, estudantes de terceiro ano do ensino médio se dividem sobre retorno

Interior de Pernambuco ganha destaque em premiação do Idepe 2019

Escola em Noronha é a primeira a reabrir no estado

De acordo com o gestor, um formulário virtual foi enviado às famílias da comunidade escolar e mais de 60% delas informaram que têm interesse em participar das aulas presenciais. "Estamos num processo de organização. Além da parte física, vamos trabalhar a importância do autocuidado, da preservação da saúde, para que os alunos entendam a importância desse momento", ressaltou Daniel. Os professores do Ginásio Pernambucano também sinalizaram positivamente para o retorno. Apenas um docente faz parte do grupo de risco da Covid-19 e continuará trabalhando de casa, dando suporte nas aulas virtuais.

Escolas estão recebendo kits com termômetros, face shields e máscaras, além de materiais educativos. (Foto: Sandy James/Esp. DP)
Escolas estão recebendo kits com termômetros, face shields e máscaras, além de materiais educativos. (Foto: Sandy James/Esp. DP)

Materiais de orientação, como cartazes e banners para redes sociais, estão sendo distribuídos para todas as 1.060 escolas da rede pública estadual. "Salas do ensino médio, que, geralmente, tem de 40 a 45 estudantes, terão cerca de 20 estudantes. Totens para higienização das mãos serão instalados nas entradas das escolas. Também estamos instalando mais pias nas escolas. Além disso, entregamos termômetros e mais de 30 mil face shields (proteção facial feita de acrílico). Máscaras serão entregues aos estudantes e profissionais para serem usadas no dia a dia das escolas", disse o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio.

Assembleia

Nesta quinta-feira (24), professores da rede estadual de ensino participam de uma assembleia virtual para debater a volta às aulas presenciais. "A Secretaria de Educação ignorou o canal de negociação que vinha sendo mantido entre a representação da categoria e a própria secretaria, um importante instrumento de diálogo, apesar das divergências e discordâncias postas na mesa de negociação. Outro fato a ser considerado são as estruturas físicas das escolas que deixam muito a desejar diante das condições necessárias ao retorno seguro para estudantes e profissionais", pontuou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), em nota.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL