Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

JORNALISMO

Dois trabalhos do Diario de Pernambuco recebem Prêmio Urbana na categoria OnLine

Publicado em: 04/09/2020 21:00 | Atualizado em: 04/09/2020 21:00

 (Fotos: Arquivo / DP)
Fotos: Arquivo / DP
Na primeira versão virtual do Prêmio Urbana de Jornalismo, o Diario de Pernambuco saiu como vencedor da categoria OnLine com dois trabalhos: Túnel Augusto Lucena: O planejamento urbano desvinculado a políticas sociais, de Rosália Vasconcelos; e Incêndios a ônibus desafiam autoridades e prejudicam passageiros, escrita por Alice de Souza e Anamaria Nascimento. 
 
Devido à pandemia da Covid-19, a 16ª edição da aconteceu à distância e os vencedores foram anunciados em transmissão no Youtube, na última terça-feira (1). Ao todo, 15 trabalhos de profissionais de comunicação de Pernambuco concorreram como finalistas em seis categorias: Jornalismo Impresso – Matéria Especial, Jornalismo Impresso – Série de Reportagem, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Telejornalismo e Jornalismo Online. 
 
A repórter Anamaria Nascimento afirma estar feliz por poder representar o Diario e explica um pouco sobre a concepção e produção da matéria. “Nós já tínhamos acesso a um relatório da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) que investigava o fenômeno de incêndio a ônibus, algo bem comum no restante do Brasil, mas não tanto em Pernambuco. Até o ano passado; quando em três dias sete coletivos sofreram tentativa ou foram incendiados na Região Metropolitana do Recife”, relembra. “Decidimos então juntar o factual com este material, além de montar uma linha do tempo e ouvir diversos especialistas sobre o assunto. É uma discussão importante sobre mobilidade urbana, é um tema que interessa a população.” 
 
"Acredito que é importante discutir esse tema em uma reportagem porque ele afeta diretamente o cotidiano dos passageiros, no curto e médio prazo. Ano passado vivemos uma série de incêndios a ônibus, que fazem parte de um fenômeno maior, que ocorre no Brasil inteiro, e demonstra a fragilidade do sistema de transportes, bem como o impacto disso na mobilidade urbana dos grandes centros do país", diz Alice de Souza, que divide autoria do especial ‘Incêndios a ônibus desafiam autoridades e prejudicam passageiros’. 
 
A jornalista Rosália Vasconcelos saiu vencedora com a matéria publicada no Diario de Pernambuco no dia 23 de julho de 2019. "Ganhar o Prêmio Urbana de Jornalismo com a matéria sobre o Túnel Augusto Lucena, que aborda não apenas o equipamento viário, mas sobretudo a realidade das pessoas que vivem em cima dele, reforça a necessidade de investir em um jornalismo comprometido com os direitos sociais. Fiquei muito feliz do prêmio vir justamente com esse texto", comentou. 

A celebração do jornalismo é uma iniciativa da Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE). A ideia por trás do prêmio é destacar e incentivar a produção de notícias sobre mobilidade urbana e transporte público. Todos os finalistas recebem certificado e os vencedores gratificação em dinheiro.  

Confira a lista dos vencedores do 16º Prêmio Urbana de Jornalismo:  

Categoria Reportagem Impressa - Matéria Especial 

Nome do Trabalho: Caderno especial Nova Rotação 

Autor: Roberta Soares 

Veículo: Jornal do Commercio  


Categoria Reportagem Impressa - Série 

Nome do Trabalho: Metrôs – Uma conta que não fecha 

Autor: Roberta Soares  

Veículo: Jornal do Commercio 
  

Categoria OnLine 

Nome do Trabalho: Túnel Augusto Lucena: O planejamento urbano desvinculado a políticas sociais 

Autor: Rosália Vasconcelos 

Veículo: DiariodePernambuco.com.br 
  

Nome do trabalho: Incêndios a ônibus desafiam autoridades e prejudicam passageiros 

Autor: Alice de Souza / Anamaria Nascimento 

Veículo: DiariodePernambuco.com.br 


Categoria Radiojornalismo 

Nome do Trabalho: Mobilidade 4.0 – O futuro do transporte já começou 

Autor: Anderson Souza 

Veículo: Rádio CBN Recife 

 
Categoria Telejornalismo  

Nome do Trabalho: T.I. Sufoco 

Autor: Wagner Sarmento / Thiago Augustto / Marcio Bonfim / Pedro Lins / Leticia Garcia / Roberto Beltrão/ Alexandre Cavalcanti 

Veículo: TV Globo 


Categoria Fotojornalismo 

Nome do Trabalho: Mobilidade na mira do descaso 

Autor: Filipe Ventura Jordão  

Veículo: Jornal do Commercio 


Grande Prêmio 

Nome do Trabalho: Caderno especial Nova Rotação 

Autor: Roberta Soares 

Veículo: Jornal do Commercio 


Nome do Trabalho: T.I. Sufoco 

Autor: Wagner Sarmento / Thiago Augusto / Marcio Bonfim / Pedro Lins / Leticia Garcia / Roberto Beltrão/ Alexandre Cavalcanti 

Veículo: Tv Globo 
 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: Dicas de empreendedorismo
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco