Diario de Pernambuco
Busca

Trânsito seguro

Detran-PE comanda ações educativas da Semana Nacional do Trânsito

Publicado em: 19/09/2020 08:20

Ações serão realizadas em cidades da Região Metropolitana. Além do Recife, ocorrerão em Ipojuca e Camaragibe. (Foto: Detran-PE/Divulgação)
Ações serão realizadas em cidades da Região Metropolitana. Além do Recife, ocorrerão em Ipojuca e Camaragibe. (Foto: Detran-PE/Divulgação)

Para prevenir acidentes e salvar vidas, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE comanda a Semana Nacional do Trânsito (STN), realizada anualmente de 18 a 25 de setembro. Até sexta-feira (25), vão ocorrer várias ações preventivas e educativas para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres de um trânsito mais seguro.  O tema Perceba o risco. Proteja a vida, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), explora um viés psicológico, chamando a atenção sobre os perigos e convidando os condutores a assumirem a responsabilidade pelos riscos à saúde de cada cidadão. “É sempre importante lembrar a questão da prevenção dos acidentes. A missão do Detran-PE em nossas palestras, conversas e campanhas, nos 365 dias do ano, é reforçar que a imprudência no trânsito mata e traz sequelas para todos nós”, explica o diretor geral do Detran-PE, Sebastião Marinho.

A abertura da Semana Nacional do Trânsito (SNT), ontem, reuniu várias viaturas na Avenida Agamenon Magalhães, e deu o pontapé inicial com conteúdo voltado para os motociclistas, que participaram de minipalestras no caminhão itinerante do órgão, que ainda vai percorrer outros pontos da Região Metropolitana durante esta semana. A categoria é a mais fragilizada e representa sozinha cerca de 70% dos acidentados socorridos em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. “O nosso código de trânsito não prevê que o motociclista seja obrigado a estar com calçado fechado. Por isso, os maiores problemas de acidentes são com lesões nos membros inferiores”, alerta.

O grande desafio este ano foi adaptar a forma de chegar até o público, seguindo todas as determinações e decretos, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento social. “Realizaremos ao longo da semana blitz e minipalestras comandadas por nossa equipe de educação e psicólogos, mantendo o distanciamento e fazendo a distribuição de máscara e álcool 70%”, explica o diretor Sebastião Marinho. “É um grande evento do Detran, que sai arrastando todos os órgãos e a sociedade civil para refletir sobre diversos assuntos”. As ações serão realizadas em parceria com a Lei Seca, BPTran, a Secretaria de Políticas de Prevenção a Violência e às Drogas (SPVD-PE) e a Central Única das Favelas (CUFA). Neste domingo, a Blitz Educativa estará em Porto de Galinhas, praia do Litoral Sul de Pernambuco que atrai muitas pessoas, onde será  abordada a questão da alcoolemia. 

A campanha educativa se baseia na percepção e está fortemente ligada ao fator da psicologia. “É preciso considerar o aspecto emocional de cada ser humano que conduz um veículo. Ou seja, é necessário perceber o risco, se antecipar, dirigir de forma defensiva e fazer com que o acidente não aconteça”, comenta. “Em Pernambuco, sempre saímos na vanguarda em relação ao trânsito e temos um setor de psicologia própria. Conseguimos fazer com que o condutor se sinta acolhido. Em nossas campanhas está sempre inserida essa abordagem para que o motorista entenda que parte dele a responsabilidade, deixando a individualidade de lado, de agir de forma proativa em relação ao trânsito, e só assim teremos bons resultados”, finaliza. 

Durante a pandemia, o órgão fiscalizador mudou a forma de abordagem, respeitando as regras de distanciamento e o resultado mostrou aumento de infrações como o uso de celular ao dirigir, falta do capacete, excesso de velocidade e alcoolemia. “Esse período que suspendemos as operações de trânsito fez com que os condutores relaxassem na questão da bebida. Precisamos combater principalmente o acréscimo nas infrações de consumo de álcool”, aponta.

A partir desta semana, as unidades do Detran-PE que estão voltando à normalidade do atendimento, passam a abrir aos sábados para atender demanda reprimida no interior e na capital pernambucana.

Ações do Detran-PE

Domingo, 20
9h às 15h
Ação Educativa para motociclistas e motoristas
Local: Porto de Galinhas

Terça-feira, 22
7h às 13h
Ação educativa para motociclistas - Conflito no Trânsito
Local: Boa Viagem/Parque Dona Lindu

Quinta-feira, 24
7h às 13h
Drive-IN
Operação Prevenção com foco em motociclistas
Local: Camaragibe

Sexta-feira, 25
17h às 23h
Blitz educativa para motociclistas - Alcoolemia
Local: Boa Viagem
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL