Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

São Lourenço da Mata

CPRH fecha abatedouro clandestino e resgata animais vivos

Publicado em: 13/09/2020 09:33

 (Foto: CPRH/divulgação)
Foto: CPRH/divulgação
Um abatedouro clandestino que funcionava no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi fechado por fiscais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental. A equipe chegou até o abatedouro após denúncia anônima. Os fiscais da CPRH encontraram diversas irregularidades ambientais: o local não possui licença ambiental ou alvará de funcionamento, maus tratos de animais, além de despejo irregular de efluentes em um riacho que fica nas proximidades. Foi ainda constatada a total ausência de condições sanitárias durante o processo de abate, corte e armazenamento do produto de origem animal.

Na ação, foram apreendidos oito animais vivos (sendo seis bovinos, um equino e um suíno), uma caminhonete, uma carroça acoplada ao veículo, uma balança, três freezers, além de ferramentas utilizadas para sacrificar os animais, marretas e serras. De acordo com a coordenadora da ação de fiscalização, Elba Borges, os infratores conseguiram fugir deixando no local alguns pertences. Ela explica que não foi possível quantificar o volume da carne abatida e de carcaças dos animais porque não houve condições de pesagem.

Borges informou, também, que só foi possível fazer o reconhecimento do proprietário do abatedouro durante a ação porque a fiscalização foi desenvolvida em conjunto com policiais civis e militares da Delegacia do Meio Ambiente (Depoma) e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma). "Sem a rápida e eficaz ação dos agentes da Secretaria de Defesa Social, não teríamos condições de concluir a ação impondo a penalidade de apreensão de materiais", disse, adiantando que ainda cabem embargo do local e multa.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro
Rhaldney Santos entrevista o empreendedor digital Harry Thorpe, criador da plataforma Miauu
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco