Diario de Pernambuco
Busca

Recife

Aposentado de 82 anos é o último a receber alta do Hospital de Campanha da Imbiribeira

Publicado em: 14/09/2020 19:40

Manoel ficou 14 dias internado. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.)
Manoel ficou 14 dias internado. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.)

Manoel Rodrigues Santiago, de 82 anos, foi o último paciente a receber alta do Hospital Provisório Recife 3 (HPR3), localizado na Imbiribeira, que está em processo de desativação desde o início deste mês. A unidade, que foi a última entregue pela Prefeitura do Recife, no dia 05 de maio, registrou a última alta de paciente após quatro meses colaborando no combate à pandemia de covid-19. Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura do Recife começou a retirar os equipamentos médico-hospitalares do sexto dos sete hospitais de campanha construídos pela PCR a ser desativado, para em seguida desmontar as estruturas das paredes, teto e pisos.

O paciente, que ficou 14 dias internado no HPR 3, entre UTI e enfermaria, depois de ser socorrido com falta de ar, se disse agradecido por todo atendimento que recebeu no hospital. “Não há palavras para descrever meu sentimento de gratidão. Agradeço ao todo poderoso e a todos que cuidaram de mim com tanto amor”, afirmou Rodrigues, emocionado. 

A recuperação do paciente foi comemorada pelos profissionais de saúde e pela família de seu Manoel. “O atendimento no hospital foi ótimo. Estamos muito gratos e felizes porque vamos poder levá-lo para casa”, disse a filha, Maria Santiago. Com mais de 2.300 m² de área construída onde se encontrava um galpão desativado de uma empresa, na Avenida Mascarenhas de Moraes, o HPR 3 contava com 107 leitos, sendo 80 UTIs e 27 enfermarias. Pela unidade administrada pelo Instituto Humanize de Assistência e Responsabilidade Social (IHARS), passaram mais de 500 pacientes.

No último mês de agosto, a Prefeitura do Recife desativou o HPR 2, nos Coelhos, que foi o maior hospital de campanha construído pela gestão municipal. No início de julho, já haviam sido desativados leitos nos hospitais construídos nas áreas externas do Hospital da Mulher do Recife (HMR - Curado) e das Policlínicas Barros Lima (Casa Amarela), Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Arnaldo Marques (Ibura). No HMR e nas policlínicas, foram removidas as estruturas provisórias erguidas nas áreas externas das unidades, mas todas permanecem com leitos de Covid-19 nas áreas internas.

Em anúncio realizado na manhã desta segunda, o prefeito Geraldo Julio lembrou que, para que a doença permaneça controlada, é importante que todos continuem com as medidas de prevenção. “Hoje nós anunciamos o encerramento das atividades do sexto hospital de campanha feito no Recife. É o Hospital Provisório Recife 3, que fica na Imbiribeira. Neste final de semana, o último paciente que estava internado recebeu alta e foi para casa. Eu quero agradecer a todos que trabalharam nesse hospital, especialmente a todos os profissionais de saúde que fizeram atendimentos nesta unidade e salvaram muitas vidas. O dever de vocês foi cumprido. Hoje nós temos 77 pacientes internados nas UTIS da Prefeitura, sendo 33 do Recife, o que é o menor número desde o início da pandemia”, disse. 

Assim como foi feito na desmobilização de leitos dos outros cinco hospitais de campanha, os equipamentos médico-hospitalares do HPR 3 serão levados para outras unidades de saúde municipais, como as maternidades e o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, em Areias. Parte dos materiais continuará temporariamente guardada em galpões para caso a curva epidêmica volte a subir e a Prefeitura do Recife identifique a necessidade de voltar a abrir mais leitos municipais.

A desativação dos hospitais de campanha foi possível graça à queda sustentada nos principais indicadores na pandemia, há quatro meses, o que também vem permitindo a reabertura segura e gradual de atividades econômicas e sociais. Na última sexta-feira (11), o Recife chegou aos seis meses de pandemia com redução de mais de 90% nos óbitos por covid-19, 70% nas internações da rede hospitalar e 50% nos atendimentos a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19, na comparação dos dados de maio, no pico da pandemia, com o mês de agosto.

Ao todo, já foram desativados 693 leitos municipais, restando 335 leitos em funcionamento, sendo 153 UTIs e 182 enfermarias. Neles, estão internados hoje 163 pacientes – 86 nas enfermarias e 77 deles nas UTIs (desses últimos, cerca de 60% deles são pacientes vindos de outras cidades). O número de pacientes  internados também vem caindo, desde junho. Após a desativação do HPR 3, o único hospital de campanha que permanecerá funcionando completamente será o Hospital Provisório Recife 1, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL