Gratidão

Profissionais de saúde do HC se emocionam com cartas de estudantes

Publicado em: 21/08/2020 08:06

 (Fotos: Raítza Figueirêdo/HC)
Fotos: Raítza Figueirêdo/HC
A enfermeira Ana Paula Alves atua no Hospital das Clínicas (HC). Por esses dias, se pegou emocionada ao ler um texto. Não qualquer texto. Foi algo escrito em um momento especial. Para pessoas diferenciadas. Assim como ela.

Cinco redações escritas por estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professora Amarina Simões, em Paulista, no Grande Recife, foram selecionadas para serem entregues em homenagem aos profissionais do HC, uma das unidades que atua no enfrentamento à Covid-19. A entrega aconteceu na quinta-feira (20). A equipe da escola imprimiu os textos para chegarem aos homenageados.

“Caríssimos profissionais de saúde, venho por meio desta, agradecer o essencial trabalho dos que fazem parte da saúde, em especial, aos que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Uma boa parte da sociedade está presenciando, através dos meios de comunicação, a árdua rotina em que vocês entraram e que exige tanto para tentar minimizar os efeitos dessa doença que veio para ceifar milhares de vidas”, diz um trecho da carta escrita por Hatus Cavalcanti, 14 anos.

“Temos que agradecer mesmo. São pessoas que saem de suas casas, arriscam suas vidas para ajudar outras. Minha maneira de agradecer foi através das palavras”, disse Hatus.
A entrega das cartas aos profissionais do HC foi a última etapa do projeto Carta de Agradecimento: a gratidão em forma de palavras, produzido na disciplina de Língua Portuguesa, liderado pela professora Rebeka Abreu e que teve apoio do gestor e professor de Língua Portuguesa da Erem, Carlos Alberto Miranda. São cerca de 140 alunos nas turmas de 1º ano do Ensino Médio da instituição.

“O projeto surgiu da ideia de análise de gênero textual carta. Os alunos pesquisaram sobre a estrutura da carta, leram cartas históricas, estudaram sobre esse gênero. A partir dessa busca, produziram suas cartas, de forma manuscrita. Esses textos foram corrigidos. Selecionamos alguns, digitamos, imprimimos e enviamos ao hospital”, explicou a professora Rebeka.

De acordo com Carlos Alberto Miranda, a atividade também foi uma forma de sensibilizar os estudantes acerca da Covid-19 e seus riscos. “Muitas das cartas foram relatos sobre o dia a dia vivido por eles durante a pandemia. Então, também é uma forma de perceberem a importância da prevenção e reconhecerem o trabalho de quem está na linha de frente”.

TAGS: estudantes | cartas | saúde | hc |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL