Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Operação

PF realiza operação e cumpre 600 mandados; R$ 252 milhões foram bloqueados de integrantes de facção criminosa

Publicado em: 31/08/2020 07:39 | Atualizado em: 31/08/2020 09:52

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta segunda-feira hoje (31), uma operação para investigar suspeitos de  tráfico de drogas e lavagem de dinheiro praticados por facção criminosa com atuação nacional. Ao todo, foram identificados 210 supeitos, recolhidos em presídios federais, que recebiam valores mensais por terem realizados missões, como execuções de servidores públicos. Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão em Pernambuco, sendo dois no presídio de Itaquitinga e os outros cinco em Olinda, Recife e Jaboatão.

De acordo com a PF, Os dados foram obtidos na Operação Caixa Forte Fase 01, investigação que identificou os responsáveis pelo chamado “Setor do Progresso” da facção que, segundo a Polícia Federal, é ligado à  lavagem de dinheiro proveniente do tráfico. Ainda segundo a PF, as investigações revelaram que os valores auferidos com o comércio ilícito de drogas eram, em parte, distribuídos para outras contas bancárias da facção, incluindo  as contas do “Setor da Ajuda”, responsável por recompensar membros da facção recolhidos em presídios.

A Polícia Federal também informou que para garantir o recebimento do dinheiro, os suspeitos do grupo indicavam contas de terceiros, para que os valores ficassem ocultos e não fossem identificados pelo sistema de justiça criminal.

A ação conta com a participação de cerca de 1.100 policiais federais, que cumprem 623 ordens judiciais, sendo 422 mandados de prisão preventiva e 201 mandados de busca e apreensão em 19 estados e no Distrito Federal; além do bloqueio judicial de até R$ 252 milhões. Todos os mandados foram expedidos pela 2ª Vara de Tóxicos de Belo Horizonte/MG.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #162 Anelídeos: segmentação corporal e parapódios
De 1 a 5: Dicas para a sua bicicleta ser seu transporte diário
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Resumo da semana: acidente em Boa Viagem, aulas liberadas e reinauguração do Geraldão
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco