Clouds25° / 28° C

SUSPEITA DE CONTRABANDO

PF apreende R$ 21 mil em maços de cigarro, celulares e baterias de celular no Aeroporto dos Guararapes

Publicado em: 02/08/2020 20:21

Celulares e cigarros estavam com homem que vinha de São Paulo (Foto: PF / Divulgação)
Celulares e cigarros estavam com homem que vinha de São Paulo (Foto: PF / Divulgação)
A Polícia Federal (PF) em Pernambuco divulgou neste domingo (2) que, com apoio da Receita Federal, apreendeu na última sexta-feira (31), por volta das 21h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre,  duas malas contendo 76 maços de cigarros, 35 aparelhos celulares e mais de 200 baterias para celulares sem a devida documentação fiscal. Os maços correspondem a a 1.520 cigarros.

Segundo a polícia, as malas estavam em um voo oriundo do Aeroporto de Campinas/SP. A descoberta se deu por meio de uma fiscalização de rotina nas bagagens de um passageiro que reside no Rio Grande Norte. O homem não teve a identidade divulgada pela PF.

De acordo com os policiais, o suspeito começou a ficar nervoso e entrou em contradição quanto ao conteúdo da bagagem ao passar por entrevista prévia. O homem também não soube responder sobre os motivos da sua viagem. Os agentes abriram as malas do suspeito, encontrando as mercadorias, todas desprovidas de nota fiscal. O valor da carga foi estimado, pela Receita Federal, após lavratura do Termo de Retenção de Bens, em pouco mais de R$ 21 mil reais.

O viajante recebeu um prazo de 20 dias para apresentar a defesa e a comprovação da entrada legal dos bens, sob pena de perda de todo o material. O suspeito, após o procedimento fiscal, foi liberado e caso não comprove o pagamento regular dos impostos sobre as mercadorias, poderá sofrer sanções fiscais e ser indiciado pelo crime de descaminho, com penas que variam de 1 a 4 anos de reclusão.

Cigarro estrangeiro

Os cigarros apreendidos são da marca Gudang Garam, que possui em média três vezes mais alcatrão (até 50 a 60 mg/cigarro), nicotina e monóxido de carbono que o tabaco usado nos cigarros comuns, segundo a PF. Os cigarros da Gudang Garam produzidos na Indonésia e contrabandeados através do Paraguai têm comercialização proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os cigarros contém a substância Eugenol, um anestésico que pode produzir tonturas, podendo levar à paralisia respiratória, dependendo da sensibilidade do consumidor. O Eugenol é um óleo essencial que confere ao cravo seu aroma.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua